IPVA 2023: Primeira parcela para veículos com placa final 1 vence nesta terça-feira

Já o Licenciamento pode ser pago até 28 de fevereiro e o pagamento em cota única até 31 de março. – Fotos: Secom-RR

O Governo do Estado, por meio da Sefaz (Secretaria da Fazenda) e do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) alerta aos proprietários de veículos automotores que o vencimento da primeira parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para veículos com placa final 1 é nesta terça-feira, dia 31. Já o Licenciamento pode ser pago até 28 de fevereiro.

O secretário estadual da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, informou que, caso o proprietário opte pelo pagamento em cota única, o vencimento será dia 31 de março, mesma data do vencimento da última parcela para quem optou por dividir o pagamento em três vezes.

“É importante que os tributos sejam pagos em dia para que o proprietário do veículo não venha a ser penalizado em caso de fiscalização pelo Detran. Hoje, todo o processo foi facilitado para que o contribuinte emita as guias de recolhimento diretamente pelo site, diminuindo a burocracia”, explicou o secretário.

Como pagar o IPVA 2023

Para fins de recolhimento do IPVA, o borderô correspondente está disponível nos endereços eletrônicos da Sefaz e do Detran-RR e pode ser acessado a partir da aposição da placa e Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) correlatos do veículo.

O IPVA pode ser recolhido em cota única ou em três cotas desmembradas em valores iguais, nas instituições financeiras credenciadas pela Sefaz ou correspondentes bancários devidamente autorizados, sob observância ao calendário de vencimento do imposto disposto na Portaria.

Para veículos isentos de IPVA, a data de vencimento para o Licenciamento será a mesma data de vencimento da 2ª Cota do IPVA.

O Estado de Roraima tributa o IPVA em veículos fabricados de 2013 em diante. Segundo informações da Sefaz, até setembro de 2022 a frota tributável de Roraima era constituída de 88.797 veículos, dos quais 83.486 foram tributados pelo IPVA em 2022.

Gilvan Costa

 

Veja também

Topo