Jogos Escolares: Cinco alojamentos recebem mais de 3 mil atletas que competem nas finais

Atletas contam com alimentação reforçada para enfrentar os dias de competição. – Fotos: Ascom/Seed

Sair da sua zona de conforto para encarar novos desafios geralmente dá frio na barriga. Mas quando esse desafio significa participar de uma competição com milhares de pessoas com o mesmo objetivo, ele se torna um exercício de perseverança, concentração e mente aberta, como é o caso do que os JER’S (Jogos Escolares de Roraima) proporcionam na vida esportiva de cada atleta.

Para fazer valer a vinda de mais de 3 mil alunos-atletas para a Etapa Final do 49° JER’S, a equipe do IDRR (Instituto de Desporto de Roraima) montou um time e uma grande estrutura para alojar tanto os competidores, quanto professores e responsáveis pelas delegações.

Cinco locais foram preparados para esta hospedagem de nove dias: Escolas Estaduais 13 de setembro com as delegações dos municípios de Caracaraí, Iracema, Cantá, Alto Alegre e Pacaraima; Maria das Dores Brasil com as delegações de Rorainópolis, São Luiz e Mucajaí; Estádio Canarinho alojando atletas de Bonfim, Boa Vista Rural e Amajarí; Escola Estadual Gonçalves Dias com Normandia e Mucajaí e Ginásio Hélio Campos, no bairro Canarinho, alojando as equipes do Baixo Rio Branco e Uiramutã.

Atletas contam com alimentação reforçada para enfrentar os dias de competição

Todas as refeições são realizadas nos refeitórios dos alojamentos. Somente de proteína (carne, peixe ou frango), são usados aproximadamente 220 quilos no preparo do almoço dos atletas, que é reforçado ainda com complementos como arroz, feijão, macarrão, salada e farofa.

Para iniciar o dia com energia e enfrentar o dia de competições, os atletas também contam com um bom café da manhã com café com leite, achocolatado, sucos além de pão com manteiga, ovos, iogurte e frutas.

O primeiro dia sempre é de expectativa e de ajustes. Antes a Escola Gonçalves Dias não estava cotada para alojamento, deste modo a coordenação realizou a transferência de mais de 200 estudantes da Escola Estadual Maria das Dores Brasil para o novo alojamento.

Na Escola Estadual Maria das Dores Brasil, o chefe da delegação da Escola Municipal Senador Hélio Campos, do município de São Luiz do Anauá, Herna José Guedin disse que após a transferência dos alunos para outro alojamento, melhorou o conforto dos atletas logo no segundo dia.

“Depois que saíram essas pessoas está normal, por tantas vezes que fui com alunos em outros eventos esportivos. Estamos sendo bem tratados, a alimentação está muito boa e completa”, disse.

A estudante Cibele da Silva Araújo é atleta de handebol da Escola Dom Pedro II de Iracema. Ela está alojada junto com outras nove meninas em um dos dormitórios disponíveis na Escola 13 de setembro. A unidade está abrigando um total de 400 alunos.

Cibele afirmou que está se sentindo bem no alojamento e não encontrou dificuldades para utilizar todos os ambientes. “Sim, é realmente muito confortável mesmo. Está perfeito para a gente”, disse a aluna.

A delegação do Baixo Rio Branco, participa pela primeira vez do JER’S e estão alojados no Ginásio Hélio Campos. Mesmo sentindo a pressão de jogar com times de outras escolas no Estadual, Ruan Soares, de 15 anos, está entusiasmado com quartos climatizados e ambiente sanitizado.

“Os jogos estão sendo bons, mas a pressão aqui com outros times está grande. Estamos gostando do alojamento. O melhor é que o frio [das centrais de ar] ajuda”, declarou o aluno-atleta, com bom humor.

Como motivação para os momentos de intervalo entre um jogo e outro, ajudando a aliviar a pressão dos estudantes nas competições, uma área de convivência foi montada com televisão, vídeo game, aparelho de som e jogos de tabuleiro, proporcionando também a boa convivência e integração entre os participantes.

Os 49° JER’S começaram ontem, 3, e seguem até o dia 10 de agosto. Mais de 3 mil estudantes disputam uma medalha em quatorze modalidades entre individuais e coletivas. Os vencedores garantem vaga para representar Roraima nas Etapas Nacionais que serão realizadas em Sergipe (SE) e no Rio de Janeiro (RJ).

Layse Menezes e Mágida Azulay Khatab

 

Veja também

Topo