Jovem Senador: Roraima registra recorde de inscrições de escolas públicas

Foram 55 inscrições, das quais 28 são de escolas da capital, 16 do interior e 11 são escolas estaduais indígenas. – Fotos: Ascom/Seed

O Estado de Roraima alcançou um marco significativo com o aumento no número de inscrições de escolas estaduais no Programa Jovem Senador. O Programa que tem por objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio uma vivência no processo legislativo brasileiro contará com a participação de um amplo espectro de instituições de ensino de todo o Estado.

Desde o lançamento das inscrições, a adesão das escolas foi significativa, refletindo o interesse crescente dos jovens em se envolver ativamente na política e no debate público. Em 2023, o número de inscritos foi de 43. Este ano, houve um aumento de 27,9% no interesse em participar do programa.

“A adesão das escolas neste ano foi significativa, totalizando 55 inscrições, das quais 28 são de escolas da capital, 16 do interior e 11 são escolas estaduais indígenas. Agora, as escolas estão se preparando para a segunda etapa do programa”, disse a coordenadora do programa na Secretaria de Educação e Desporto, Maria Nilda Araújo Lima.

A segunda etapa do Programa Jovem Senador consiste na avaliação e seleção das três melhores redações do Estado. Depois disso, essas redações serão submetidas ao comitê de avaliadores do programa, em Brasília. A redação escolhida será a representante de Roraima no Jovem Senador.

O Programa teve uma grande repercussão nas comunidades indígenas, com 11 escolas inscritas. A Escola Estadual Indígena Dom Lourenço Zoller, localizada a 211 km da capital, na comunidade de Pedra Preta, município de Uiramutã, será representada no Programa.

A gestora da escola enfrentou uma longa viagem de barco e ônibus para entregar as redações dos estudantes, e a professora de língua portuguesa foi fundamental para que 35 estudantes da escola pudessem participar deste ato democrático, com uma redação selecionada para a etapa estadual.

“A comunidade escolar se interessou em inscrever os estudantes porque eles são o futuro do Brasil e do mundo, então eles precisam ter o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do poder legislativo”, disse a professora orientadora, Naira Teixeira Brasil.

Conheça o Programa Jovem Senador

Voltado para estudantes do Ensino Médio, com até 19 anos, matriculados na rede pública de ensino, a edição 2024 do Programa Jovem Senador permaneceu com inscrições abertas até o dia 30 abril, com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

O Programa tem o objetivo de fomentar a reflexão dos estudantes quanto à política, à democracia e ao exercício da cidadania, assim como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.

O Jovem Senador proporciona aos alunos a oportunidade de elaborarem projetos de lei simulados, debaterem temas de relevância nacional e vivenciarem o funcionamento do senado federal em Brasília.

Um total de 27 estudantes vencedores estaduais, sendo um representante de cada estado além do Distrito Federal, e seus respectivos professores orientadores deverão participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto de 2024, em Brasília-DF.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo