Mães relatam falta de cuidadores para filhos autistas no retorno às aulas em Boa Vista

Grupo de mães de autistas procurou o vereador Ítalo Otávio para fazer a denúncia. – Foto: Ascom Parlamentar

O vereador Ítalo Otávio (Republicanos) recebeu um grupo de mães de filhos autistas que estudam nas escolas da rede municipal de ensino. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Boa Vista. O vereador Sandro Baré também participou da reunião.

Na pauta da reunião estão a falta de cuidadores de alunos nas escolas; crianças sem ir à escola por recomendação da direção por baixo efetivo de servidores; cuidadores se dividindo em diversas salas para tentar ajudar, ou um cuidador para atender dois ou três alunos inclusos, entre outras.

Uma das participantes da reunião é Lauricélia Carneiro Barbosa, mãe de Breno Aguiar, uma criança autista de 9 anos. “Trouxemos ao vereador Ítalo Otávio as demandas mais urgentes da parte imediata da educação. As aulas voltaram 100% presencial, mas sem nenhum preparo para crianças atípicas, que são as especiais”, disse.

Ela afirmou que a prefeitura não se preocupou em se organizar para esse momento de volta às aulas. “Inclusive há diversas leis como a Lei Brasileira de Diretrizes da Educação, a Lei de Inclusão, a Lei dos Autistas, que garantem direitos aos nossos filhos de terem um professor auxiliar e um cuidador. As crianças estão sem esses profissionais, está tendo uma defasagem muito grande nas escolas municipais”, ressaltou.

As mães contaram que há escolas com 35 crianças especiais com laudo, para serem atendidas por cinco, sete cuidadores. Uma outra unidade de ensino tem 11 crianças especiais e está sem cuidador. Professor com quatro crianças especiais em sala de aula e sem cuidador também.

Lauricélia disse que mães com filhos autistas que estudam nas escolas do município estão se mobilizando para lutar pelos direitos que essas crianças têm e assim serem inclusas. “Preparar a volta às aulas presenciais sem pensar nas crianças especiais é uma maneira de exclusão e foi o que aconteceu”, comentou, ao dizer que procuraram o vereador Ítalo Otávio para pedir apoio. “Ele ouviu a nossa demanda e garantiu que vai trabalhar por essa causa que não é só nossa, mas dos nossos filhos e da educação”.

Ao final da reunião, Ítalo Otávio demonstrou sensibilidade com o caso e que irá fazer, dentro do trabalho de vereador, com que tudo que foi passado chegue até o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique. “O prefeito já foi secretário de Educação, não quero acreditar que ele não conheça a realidade dessas crianças. Não deveria estar ocorrendo esses problemas, pois estamos falando da alfabetização e do crescimento de nossas crianças e do futuro delas. Vamos propor algumas coisas nos próximos dias e também fiscalizar as escolas mencionadas”.

Veja também

Topo