Profissionais que atuam no atendimento a indígenas assistidos pelo DSEI-L (Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste) recebem nesta terça-feira, 1°, treinamento sobre o uso da tafenoquina no tratamento de pacientes contra a malária.
Promovida pela Coordenação Nacional de Eliminação da Malária, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) do Amazonas, com apoio da Sesau (Secretaria de Saúde), a atividade será realizada no auditório da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, no bairro São Francisco.
“Nós já treinamos o DSEI Yanomami, agora chegou a vez do DSEI Leste e a ideia é que o mesmo ocorra com os profissionais dos municípios do Estado, a partir de março do ano que vem”, afirmou o gerente do Núcleo de Controle da Malária em Roraima, Gerson Castro.
O treinamento será realizado das 8h às 12h e de 14h às 18h, até a quinta-feira, dia 03 de outubro.
De acordo com o gerente do NCM, é por meio da tafenoquina que a hemoglobina do ser humano fica protegida contra danos por estresse resultante de infecções ou do uso de certos medicamentos ou substâncias.
“A tafenoquina é uma droga que está sendo utilizada atualmente para o tratamento da malária Vivax. A duração do tratamento para esse tipo da doença é de 7 dias, e com a implantação do protocolo de tratamento com a tafenoquina, esse tempo reduz sensivelmente para 3 dias, dada a sua eficácia”, reforçou.
Programação
“Treinamento para testagem de G6PD e algoritmo de tratamento da malária em Tafenoquina”
Quando – De 1º a 3 de outubro
Horário – Das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local – Auditório da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde
Endereço – Rua: Dr. Arnaldo Brandão nº 283, c/ Av. Capitão Júlio Bezerra, Bairro São Francisco