Maternidade finaliza processo de seleção de profissionais voluntários de saúde

100 voluntários começam a atuar nesta quarta-feira, nos setores de Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Laboratório e Enfermagem. – Fotos: Ascom/Sesau

A direção do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, principal referência do Estado no atendimento de gestantes, finalizou na manhã desta terça-feira, 6, o processo de admissão dos profissionais para prestação de serviço voluntário.

Ao todo, 100 voluntários começam a atuar nesta quarta-feira, 7. O quantitativo foi distribuído entre os setores de Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Laboratório e Enfermagem.

“Nós obtivemos 100 pessoas interessadas em realizar esse trabalho aqui dentro [da Maternidade], com o objetivo de ganhar experiência e contribuir com a sua mão de obra na unidade”, reforçou a diretora de Ensino, Pesquisa e Divulgação do HMI, Raissa Sampaio.

Ela revelou ainda que ao longo do processo de seleção, foram realizadas análise de currículos, entrevistas e orientações a respeito da biossegurança dos pacientes.

“Esses voluntários irão somar forças com as nossas equipes para o atendimento das nossas pacientes. Eles estarão identificados com o crachá, possuem registros nos seus conselhos profissionais e estão aptos a desenvolver essas atividades aqui dentro, sob a supervisão dos nossos coordenadores de setores”, explicou Raissa.

O processo

Aberto no início de janeiro deste ano, o processo de profissionais para prestação de serviço voluntário de saúde do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth é regido pela Lei Federal Nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.

A duração da experiência dentro da Maternidade será de três meses, e apesar de não criar vínculo empregatício, os voluntários receberão um certificado ao final do período, atestando a dedicação e contribuição para a instituição.

A enfermeira Thalia Pereira, de 26 anos, soube do voluntariado por meio das redes sociais da Sesau (Secretaria de Saúde) e contou com sua motivação para fazer parte do processo.

“Como eu me formei há pouco tempo, ainda não trabalho na área, então é uma vivência, experiência única. [Minha expectativa é] saber como é um fluxograma dentro da unidade hospitalar, como é o primeiro atendimento com o público, e sempre visando o melhor, como enfermeira, para atender o paciente”, detalhou.

Análises em andamento

O Departamento de Ensino, Pesquisa e Divulgação do HMI informou que ainda há vagas em aberto para as áreas de administração e farmácia.

Para se candidatar ao processo de voluntariado, os interessados devem apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, Comprovante de Residência, Carteira de Vacinação), e ainda o Seguro de Vida contra Acidentes Pessoais, Currículo e o Registro em Conselho Profissional Correspondente.

Para informações adicionais, o contato pode ser feito pelo e-mail dephminsnrr@gmail.com.

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth está situado provisoriamente na avenida Brasil, bairro Treze de Setembro, ao lado da Superintendência Regional da Polícia Federal em Roraima.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo