MPC-RR lança Laboratório de Saúde e realiza Seminário em parceria com a UFMG

A solenidade de lançamento do laboratório acontece a partir das 9h, no auditório Professor Amarildo Nogueira, da Uerr. – Foto: Ascom/MPC-RR

O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC-RR) lança nesta quinta-feira, 5, o primeiro Laboratório de Saúde da Região Norte, para atestar a qualidade dos medicamentos com base em laudos técnicos e orientar profissionais da área.

A solenidade de lançamento do laboratório acontece a partir das 9h, no auditório Professor Amarildo Nogueira, da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), localizada no bairro Canarinho. Na ocasião, estarão reunidos representantes do MPC-RR, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de autoridades e profissionais da área da saúde do estado.

A UFMG atua enquanto parceira da implantação do Laboratório de Saúde, por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica entre as instituições. Da mesma forma acontece com o recém-lançado Laboratório de Engenharia, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

Além de atestar a qualidade dos medicamentos e orientar profissionais da saúde, o laboratório também ficará responsável por realizar estudos de dissolução para formas farmacêuticas sólidas, avaliar a autenticidade de medicamentos apreendidos ou identificados em atividades fiscalizatórias, a estabilidade dos produtos armazenados em diferentes cidades do estado de Roraima e dos medicamentos fitoterápicos.

O procurador-geral de Contas, Paulo Sousa, destacou que a implantação do laboratório de saúde é mais um compromisso de seu plano de gestão, e que será fundamental para auxiliar nas demandas técnicas do órgão. “Não será um laboratório somente do MPC. Iremos sempre trabalhar em parceria com os demais órgãos. O objetivo não é punir, mas sim embasar e auxiliar os trabalhos de investigação realizados pelo MPC no combate à corrupção e desvio de verba pública”, ressaltou.

Seminário abordará qualidade de medicamentos no Brasil

Na tarde de quinta-feira, a partir das 14h, acontece o I Seminário – Qualidade dos Medicamentos no Brasil, promovido pelo MPC-RR, em parceria com a UFMG. O evento também será realizado no auditório Professor Amarildo Nogueira, da UERR.

As palestras, ministradas por professores da UFMG, irão abordar temas como Especialidades Farmacêuticas no Brasil, Controle de Qualidade de Medicamentos Fitoterápicos e Medicamentos Biológicos.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas de forma gratuita, para a comunidade em geral, por meio do Formulário de Inscrição até as 23h59 desta quarta-feira (04). Ao todo, serão oferecidas 150 vagas. Todos os participantes receberão certificado. A inscrição pode ser feita no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf4Q5Z-QRT9uZwlApz-CyBa-dsgnwVNBWTqAM5vslNTA-VYUg/viewform.

Confira abaixo a programação:

13h30 às 14h – Credenciamento

14h às 14h20 – Abertura

14h20 às 15h20 – As Especialidades Farmacêuticas no Brasil l: Medicamentos Inovadores, Genéricos e Similares – Requisitos para comprovação da eficácia, segurança e qualidade (Prof. José Eduardo Gonçalves – UFMG)

15h20 às 16h20 – Controle de Qualidade de Medicamentos Fitoterápicos (Profa. Priscila Rodrigues Valadares Campana)

16h20 às 16h45 – Intervalo

16h45 às 17h – Assistência Farmacêutica Municipal: Perspectivas e Responsabilidade (Elizeth Spies – Secretária Municipal de Saúde do Bonfim)

17h às 18h – Medicamentos Biológicos (Profª. Débora Maria Abrantes Costa – UFMG)

Luan Guilherme Correia

 

 

Veja também

Topo