
Nesta quarta-feira, 12, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e em parceria com a Delegacia de Defesa do Consumidor, deu início ao projeto “Meu Dinheiro Blindado”.
O objetivo é orientar servidores públicos a se protegerem do superendividamento, bem como dos crimes virtuais, com palestras educativas ministradas pelo Promotor de Justiça, Adriano Ávila, e o Delegado de Polícia, Eduardo Patrício. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas de São Paulo, o Brasil tinha cerca de 73 milhões de pessoas endividadas, em 2024.
A primeira atividade do projeto foi realizada no Fórum do Tribunal do Júri de Bonfim, a 124 km de Boa Vista. O Público-alvo foram agentes públicos. 72 pessoas de instituições como a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, professores, servidores da Secretaria Municipal de Educação, entre outras, participaram da palestra.
Segundo o Promotor, Adriano Ávila, o projeto é resultado da constatação que o índice de consumidores endividados tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. “Mais e mais pessoas têm se vitimizado com o alto grau de endividamento e, ao mesmo tempo, diversas pessoas têm sido vítimas de golpes virtuais. Por conta disso, o Ministério Público tomou a iniciativa de promover diversas palestras explicativas, informativas para a população, em especial multiplicadores de ideias”, destacou.
Para o delegado de defesa do consumidor, Eduardo Patrício, um dos focos da palestra é conscientizar as pessoas antes de se tornarem serem vítimas das armadilhas virtuais. “Vamos mostrar como os golpes ocorrem e como elas podem se prevenir desses golpes para evitar que se tornem vítimas. Uma orientação importante é procurar a delegacia o mais rápido possível porque nesses casos, como são feitas transferências em dinheiro e transferências por pix, quanto mais rápido iniciar a investigação, a probabilidade de reaver o dinheiro é maior”, afirmou.
Com cronograma já definido, o projeto “Meu Dinheiro Blindado” deve alcançar todos os municípios de Roraima. A próxima atividade será em Rorainópolis, em março.