Neuber Uchôa comemora aniversário com festival “A Primeira Festa” na sexta-feira

Compositor reúne vários artistas para comemorarseu aniversário e 50 anos de carreira. – Foto: Semuc/PMBV

O compositor e cantor Neuber Uchôa está completando nesta terça-feira, 23, 65 anos de vida e, para celebrar a data, promove na próxima sexta-feira, 26, no Aloha (Av. Ville Roy, 2.051 – Caçari), o Festival A Primeira Festa.

O evento que já se tornou tradicional e abre o calendário cultural de Boa Vista há 33 anos, sempre com muitos convidados ilustres e especiais. Nesta edição participam os artistas Tauã e Liber Uchôa (filhos do artista), Aroma, Euterpe, Halysson Crystian, Sérgio Barros, Zerbine, Grupo Revela, Bodó Valorizado e Banda Garden.

A resereva de mesas para o festival pode ser feita através do telefone (95) 99155-5944, com Carolina Uchôa.

Sobre o artista

Músico popular brasileiro, nascido em Boa Vista-RR, Neuber Uchôa chega ao 65 anos de vida, dos quais quase 50 foram dedicados integralmente à música, seu ofício desde a adolescência. Muito embora, tenha começado a cantar já aos 3 aninhos de idade, as composições chegaram por volta dos 13, 14 anos. É pai de 5 filhos, todos artistas.

Numa trajetória de início marcado por muita paixão pelas artes, pouca gente sabe, mas Neuber esculpiu (em madeira), pintou lindas telas, fez teatro e trabalhou com peças de arte em couro.

Mas a música sempre foi a mais latente e, portanto, sua escolhida – Ou, como ele mesmo diz, a música o escolheu para sempre.

De lá pra cá, Neuber Uchoa passou por festivais pelo Brasil, teve inúmeros parceiros, participou e fundou movimentos importantes, como o Roraimeira, abriu sua casa para se tornar um centro cultural, produziu eventos e artistas, abraçou causas importantes de minorias, tornou-se um dos maiores compositores da MPB, querido e gravado por toda a região norte do país, e diz está só começando.

Hoje, com a carreira consolidada, Neuber é incontestavelmente ídolo de todas as gerações da sua terra, de todas as classes sociais, gêneros, idades etc.

Trio Roraimeira. – Foto: Ascom/Sesc-RR

Sua música é popular, seu estilo próprio e regionalista, marcado pela simplicidade e amor incondicional por Roraima, seu povo e tradições, miscigenação, culturas indígena e fronteiriça.

Artista premiado juntamente com os parceiros do Trio Roraimeira, Zeca Preto e Eliakin Rufino, em 2018, com a maior honraria concedida pelo Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural, pela relevância da obra para a cultura brasileira.

Um artista inclusivo, ligado e antenado com a juventude e com as novidades, é uma das estrelas do carnaval local, do rock ao regional, ele vai do pagode ao forró, pessoalmente ou através de suas composições, gravadas em todos os ritmos, por outros artistas e bandas.

Além disso, o artista promete um novo álbum para este ano, após mais de 10 anos do último, bem como segue com o projeto de reabertura da Casa do Neuber, ainda em 2024.

As músicas do artista estão nas plataformas digitais.

Acompanhe Neuber Uchoa nas redes sociais, no @neuberuchoaoficial https://www.instagram.com/neuberuchoaoficial/

 

Veja também

Topo