Novos integrantes de programas e projetos sociais são recebidos com muita emoção e diversão

O evento contou com apresentações artísticas, além de depoimentos de participantes que tiveram suas vidas transformadas. – Fotos: Katarine Almeida

A semana começou com muita emoção no foyer do Teatro Municipal de Boa Vista. Nesta segunda-feira, 28, um total de 233 novos integrantes de projetos e programas sociais coordenados pela Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES), foram acolhidos pela prefeitura.

O evento também contou com a presença de antigos participantes e apresentações artísticas, dentre elas, o coral ArtCanto, que interpretou famosas canções, ‘se essa rua fosse minha’ e ‘aquarela’. Teve dança que misturou reggae e forró, além de uma verdadeira roda de capoeira, ambas executadas por integrantes do Projeto Crescer.

“É com muita alegria que recebemos esses novos integrantes, por entendermos a importância desses programas e projetos para a melhoria da qualidade de vida dos participantes. Investir nessas iniciativas é uma das nossas prioridades e a ideia é ampliar cada vez mais o número de vagas”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Histórias de sucesso

Mas de fato, o que mais envolveu o público foram os depoimentos participantes há mais tempo nos projetos. A exemplo da Lígia Pinto, que há seis anos integra o Crescer e desde então, viu sua vida transformada em vários aspectos.

“É meu último ano e posso dizer que tenho aproveitado ao máximo o que posso e tenho levado para a vida todos os aprendizados. O projeto me acompanhou durante toda a minha gravidez e no nascimento da minha filha. Além disso, recentemente me tornei empreendedora, vendendo minha própria linha de bolos de pote e ovos de páscoa, que aprendi a fazer nas oficinas de confeitaria do Crescer”, contou.

Outro exemplo de sucesso é do José Martins, ex-integrante do Dedo Verde. “Aprendi muitas coisas importantes da área ambiental e esse contato me ajudou a conseguir um estágio na área de licenciatura em ciências biológicas. Esse contato com a natureza, que o Dedo Verde me proporcionou foi determinante para a escolha do meu curso”, garantiu.

Novos integrantes

Domingos Silva, de 70 anos, é um dos novos integrantes do projeto Cabelos de Prata e recentemente deu início as atividades. “Tenho me sentido muito bem. Tive interesse em entrar no programa por morar sozinho e gostar de fazer amizades. Já posso dizer que tenho uma nova família. Além disso, as atividades físicas têm me ajudado muito”, contou.

Gabriel Silva, de 15 anos, passará a fazer parte do Dedo Verde e segundo ele, as expectativas são as melhores. “Finalmente consegui realizar esse sonho de fazer parte desse grande projeto. Minha prima participa e fala muito bem sobre o Dedo Verde. Estou ansioso para aprender principalmente sobre o cultivo de plantas”, revelou.

Sobre os projetos

A Prefeitura de Boa Vista conta, atualmente, com seis projetos/programas sociais: Dedo Verde, ArtCanto, Rumo Certo, Cabelos de Prata, Crescer e Conviver, atendendo os mais diversos tipos de público. Conforme a SEMGES, no momento são atendidas 3.167 pessoas.

Marcus Miranda

 

 

Veja também

Topo