O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) terá apoio da Polícia Militar para garantir a segurança da população durante os dias de Carnaval.
A fiscalização começou nesta sexta-feira, 9, com a realização de blitz educativa pela DPET (Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito).
O diretor de Segurança do Trânsito, Gueres Mesquita, informou que o objetivo dessa operação é coibir infrações e abusos no trânsito. “O foco da Operação Carnaval é a educação e fiscalização no trânsito, principalmente quanto a conduta de risco dos motoristas nas ruas, avenidas e rodovias”, disse.
Entre as infrações mais comuns estão ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, não utilização do cinto de segurança, transporte inadequado de crianças, excesso de velocidade e uso do celular ao dirigir.
“Estaremos em vários pontos da cidade, principalmente em locais com maior incidência de acidentes, para fazermos o patrulhamento ostensivo para coibir crimes relacionados com o trânsito”, afirmou Mesquita.
Segundo o diretor, a orientação é para que os motoristas, ao assumirem a condução do veículo neste carnaval se atentem à legislação de trânsito, às sinalizações e as velocidades que estão regulamentadas nas vias e rodovias.
“Pedestres e ciclistas fazem parte do trânsito e também precisam ter atenção”, reforçou.
Educação e prevenção
A partir deste sábado, 10, até o dia 13, a equipe da DPET realizará blitz educativa, das 17h às 22h, nas praças Fábio Marques Paracat, no Centro; e Linear Chico do Carneiro, no Bairro dos Estados, locais públicos com grande concentração de pessoas, por conta do carnaval.
A chefe da DPET, a agente de trânsito Lillian Da Silva Bezerra, disse que o objetivo é conscientizar os foliões sobre a importância da segurança e responsabilidade durante a folia carnavalesca. “Iremos conversar com os foliões, com os motoristas, e distribuiremos informativos com dicas de segurança no trânsito”, finalizou.
Edilson Rodrigues