Parceria Estratégica: Sebrae-RR e Receita Federal unem forças para fortalecer pequenos negócios

Acordo de Cooperação Técnica para NAFs visa oferecer apoio contábil e fiscal gratuito e impulsionar o crescimento empresarial em Roraima. – Foto: Ascom/Sebrae-RR

O Sebrae Roraima e a Receita Federal em Roraima firmam, na noite desta quarta-feira, 23, na Sede do Sebrae Roraima, um Acordo de Cooperação Técnica para os NAFs – Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal. O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, não substituindo o escritório de contabilidade.

O evento contará com a participação do Conselho Deliberativo do Sebrae Roraima, José Pereira de Barros Neto – Superintendente Regional da Receita Federal, Flamarion Portela – Secretário-Chefe da Casa Civil, Subsecretário da Receita Federal, Representante Nacional dos NAFs, além dos reitores das Universidades Federais e Estadual, Instituições de Ensino Superior da iniciativa privada e autoridades locais.

A participação do Sebrae nesse projeto busca fomentar melhorias de desempenho das empresas influenciadas pelo Sebrae, como por exemplo, aumento de produtividade, redução de custos e incremento da produtividade, fatores que convergem para a gestão do negócio. Um Estudo Sócio Econômico Empresarial do Estado de Roraima (2019) apontou uma taxa de 56% de sobrevivência para empresas com dois anos de vida, e que uma das principais dificuldades enfrentadas no primeiro ano de atividade está na gestão de impostos/tributos (10%) e inadimplência (6%).

O principal problema atendido pelo NAF é a declaração anual do imposto de renda, mas outros problemas, como a escolha errada do regime de tributação, o atraso no pagamento dos impostos e a falta de adequação às mudanças da legislação, também são problemas que impactam diretamente a sobrevivência das empresas.

Por compor o público indireto do Sebrae, a Receita Federal e as Instituições de Ensino Superior podem atuar em benefício dos pequenos negócios, considerando que os serviços oferecidos pelos NAFs influenciam diretamente o desenvolvimento das empresas, e ao firmar ações como essas, o Sebrae fomenta a melhoria do ambiente de negócios.

A parceria com as Instituições de Ensino Superior fortalece a atuação dos acadêmicos de administração, economia, contabilidade, direito e comércio exterior, por meio de uma experiência profissional, como também amplia os postos de atendimento dos serviços da Receita Federal.

 

 

Veja também

Topo