Duas pessoas foram presas em flagrante pela PCRR (Polícia Civil de Roraima) por furto e receptação. O crime ocorreu na madrugada do último dia 19, quando um servidor público de 44 anos, morador do bairro Centenário, registrou um boletim de ocorrência no 2º DP (Distrito Policial) relatando o furto de sua lixeira. A ação, que à primeira vista pode parecer trivial, revelou um esquema de receptação que já havia sido investigada anteriormente.
Os agentes do 2º DP, rapidamente identificaram o venezuelano B. M. R. T., de 22 anos, como o autor do furto.
Segundo o delegado Vinicius do Vale, que lavrou o APF (Auto de Prisão em Flagrante), após o crime, o homem vendeu a lixeira para J. G. C. L., de 25 anos. Por sua vez, J. G. C. L., revendeu o objeto para um sucatão localizado no bairro Araceli.
Esse estabelecimento já havia sido alvo de uma operação da Polícia Civil em 2021, quando foram apreendidos diversos itens roubados e furtados durante uma busca e apreensão. Apesar do objeto não ter sido localizado, câmeras de monitoramento registraram tanto o furto, quanto o momento da venda ao estabelecimento comercial.
Ambos os envolvidos, B. M. R. T. e J. G. C. L., foram presos em flagrante e apresentados na audiência de custódia, na manhã de terça-feira, dia 20. O acusado B. M. R. T., teve a prisão homologada e convertida em prisão preventiva. Quanto a J. G. C. L. foi beneficiado com liberdade provisória.
Segundo o delegado, apesar de o caso parecer simples, há um aumento de furtos de lixeiras em Boa Vista, um crime que muitas vezes não é registrado pelas vítimas por considerarem o objeto de pouco valor.
O delegado alerta para a importância de registrar todas as ocorrências, independentemente do valor do item furtado, contribuindo assim para a identificação de redes criminosas e para a segurança da população.