Polícia Civil realiza programação em defesa de crianças e adolescentes

Serão realizadas palestras e roda de conversa no Campus Novo Paraíso, do IFRR. – Fotos: Ascom/PCRR

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, é marcado por programações que visam a ampla divulgação dos meios de combate à exploração infantil.

Por ser uma instituição que trabalha diretamente nesta causa, a PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DPE (Departamento de Polícia Especializado) em parceria com o NPCA (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente), realiza durante todo o mês de maio, ações que visam sensibilizar e alertar a sociedade para o tema.

No dia 18 de maio, o delegado titular da DDIJ (Delegacia de Defesa da Infância e Juventude), Alberto Correia de Oliveira Filho, ministrou palestra na manhã desta terça-feira (18), no Auditório do Senai, a convite do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Centro, com o tema “Riscos da Internet”.

Nesta quinta-feira, 19, às 14h30, no Espaço Cultural do Campus Novo Paraíso, do IFRR (Instituto Federal de Roraima), em Rorainópolis, a delegada Suébia Cardoso, ministrará palestra com o tema “Enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes).

A diretora do DPE, delegada Elivânia Aguiar, destacou que as duas palestras têm abordagens diferentes, mas muito importantes.

“Os pais e responsáveis precisam estar sempre atentos às crianças, e os jovens precisam entender quando algo ruim acontece e se sentirem encorajados a procurar ajuda. Muitas vezes essa conscientização ocorre ao longo de palestras educativas”, disse a delegada.

Ainda na programação, está prevista também, para esta quinta-feira, uma Roda de Conversa com o tema “Desenvolvendo competências para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade”, a ser ministrada pela psicóloga Mônica Lopes, do Centro de Qualidade de Vida, voltada para os policiais lotados no NPCA.

Campanha de arrecadação

Além disso, conforme explicou a delegada titular do DPE, durante todo o mês de maio a PCRR estará arrecadando brinquedos para reformular o Espaço Acalento.

“O espaço funciona dentro do NPCA, utilizado no pré-atendimento de crianças vítimas de violência, que precisam ir até a delegacia especializada para serem ouvidas pelas autoridades policiais. Por isso ele precisa ser local onde essas vítimas se sintam seguras e acolhidas”, explicou a delegada.

Ainda de acordo com delegada Elivânia Aguiar, ao longo deste mês o Espaço Acalento do NPCA deve ser reinaugurado. Ela destacou também, que está sendo apresentado ao Consupol (Conselho Superior de Polícia), a proposta para que o Espaço Acalento seja implantado em todas as Delegacias do Interior.

“É de extrema importância que todas as Delegacias do Interior e, o NPCA, em Boa Vista, tenham o Espaço Acalento. A meta é atender a criança vítima de violência em um espaço mais humanizado, no momento em que esteja em atendimento nas unidades da Polícia Civil”, disse a diretora.

Quem tiver interesse em participar da campanha, pode entregar os brinquedos no NPCA, localizado na Cidade da Polícia, 1ª casa a direita. Ou pode fazer contato pelo telefone (95) 98414 7674 que a equipe do NPCA vai buscar.

Jéssica Laurie

 

 

Veja também

Topo