Posse de novos procuradores reforça segurança jurídica e marca novo ciclo para PGE-RR

Posse marca um passo importante no fortalecimento da advocacia pública estadual. – Fotos: Thiago Feitosa

O Governo de Roraima empossou, nesta quarta-feira, 3, cinco novos procuradores do Estado aprovados no concurso público de 2023. A cerimônia, realizada no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, encerrou um período de mais de uma década sem ingresso de novos membros na carreira e marcou um passo importante no fortalecimento da advocacia pública estadual.

Tomaram posse os procuradores André Afonso de Moura Souza Cruz, André Ferraz Arcoverde, Victor Antonio Ribeiro de Lira Cavalcante, Gabriel de Souza Cruz Evelin Coelho e Jeferson Wagner Gomes da Silva, que passam a integrar o quadro permanente da PGE-RR (Procuradoria-Geral do Estado).

Governador destaca fortalecimento da defesa jurídica do Estado

O governador Antonio Denarium ressaltou que a chegada dos novos procuradores representa um avanço institucional e reafirma o compromisso da gestão com eficiência e segurança jurídica.

“Vocês passam a integrar uma nova família, a família dos servidores do Governo do Estado. Sempre digo que todos nós somos governo, independentemente da secretaria. E nossa missão é atender as pessoas com respeito, atenção e informações verdadeiras. Governamos para todos, e a Procuradoria tem papel fundamental para garantir que nossas ações sigam a Constituição e a legislação vigente”, afirmou.

Denarium reforçou ainda que a recomposição do quadro da PGE fortalece a governança pública: “A chegada dos novos advogados públicos garante mais segurança para que as políticas do Governo cheguem à população com responsabilidade e legalidade”, complementou.

PGE vive momento histórico

O procurador-geral do Estado, Tyrone Mourão, enfatizou que o reforço na equipe chega em um momento estratégico para Roraima.

“Roraima é um dos Estados que mais cresce no país, e isso aumenta naturalmente a demanda jurídica. A Procuradoria tem a missão de resguardar o interesse público e garantir segurança para as políticas governamentais. Atuamos como guardiões da legalidade, e a chegada dos novos colegas fortalece ainda mais essa missão”, destacou.

Ele também reforçou que a atuação na PGE exige conhecimentos jurídicos, mas também competências integradas.

“Vivemos em um mundo complexo, que exige soluções criativas. Um procurador precisa de sensibilidade política, social e capacidade de comunicação. E, acima de tudo, precisa trabalhar em equipe. O êxito da instituição depende da união e da troca de conhecimento.”

Vice-governador ressalta fortalecimento do serviço público

O vice-governador Edilson Damião afirmou que a posse reflete a política permanente de valorização do servidor adotada pela atual gestão.

“Empossar novos servidores se tornou uma rotina positiva deste governo. Já são quase sete mil novos servidores desde o início da gestão. Hoje celebramos a chegada de novos Procuradores que reforçam um corpo técnico comprometido com a população”, disse.

Novos procuradores celebram conquista e compromisso com Roraima

Falando em nome dos empossados, o procurador André Afonso Cruz destacou o significado de ingressar na carreira, especialmente sendo roraimense.

“Representar e defender o nosso Estado tem um significado especial para mim e para o colega Gabriel, que também é roraimense. Roraima tem enorme potencial, mas enfrenta desafios importantes, inclusive decorrentes da migração venezuelana. A PGE é um pilar de estabilidade e segurança jurídica. Integrar esta instituição é saber que o nosso trabalho impacta diretamente a vida das pessoas”, declarou.

Roraimense, o novo procurador Gabriel Coelho também celebrou o retorno ao Estado.

“Concluímos uma caminhada árdua e chegamos ao ápice de um projeto de vida nosso e das nossas famílias. Roraima precisa de procuradores atuantes e preparados, e estamos ansiosos para contribuir. É uma alegria adicional voltar para casa e fincar minhas raízes na minha terra”, afirmou.

Siddhartha Brasil e Ana Carolini Gama

Veja também

Topo