Presidente do STJ realizará abertura do ano acadêmico da Ejurr

Além do presidente da Corte, Herman Benjamin, dois ministros do STJ participarão do evento. – Fotos: STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, realizará a palestra de abertura do ano acadêmico da Escola Judicial de Roraima – 2025. O evento será realizado no dia 20 de fevereiro, no auditório do CAF na Universidade Federal de Roraima, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

O presidente do STJ ministrará palestra sobre o papel e a atuação do Superior Tribunal de Justiça no Brasil. O evento terá ainda como palestrantes, o ministro Paulo Domingues e o ministro Sebastião Reis Júnior, ambos do STJ.

Para a diretora da Escola Judicial de Roraima (Ejurr), desembargadora Tânia Vasconcelos, a participação do presidente do STJ e demais ministros da Corte na abertura das atividades acadêmicas da Ejurr vai contribuir na ampliação dos conhecimentos de toda a sociedade, em especial, de magistrados, servidores públicos, profissionais da área de Direito e futuros operadores do Direito.

A palestra de abertura contará com acessibilidade em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. As inscrições estão abertas ao público em geral e devem ser feitas exclusivamente no site da Ejurr. Todos os participantes terão direito a certificado emitido pela Ejurr.

Currículos

Ministro Herman Benjamin

Presidente eleito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para o biênio 2024-2026. Atualmente, é presidente da Associação Brasil-Estados Unidos de Direito, da Comissão Mundial de Direito Ambiental, e do FONAMA – Fórum Nacional de Magistrados e Ambiente, além de secretário-geral do Conselho Consultivo Internacional do PNUMA para a Justiça Ambiental.

Graduado em Direito pela UFRJ, com mestrado pela Universidade de Illinois (EUA) e doutorado pela UFRGS, é autor de diversos livros, ensaios e artigos jurídicos. É professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Texas em Austin desde 1994. Foi um dos redatores de importantes leis brasileiras, incluindo o Código de Defesa do Consumidor de 1990, a Lei da Improbidade de 1992, a Lei da Concorrência de 1994, a Lei dos Crimes contra o Meio Ambiente de 1998, o Código Florestal de 2012, a Lei das Concessões Florestais de 2006 e a Lei da Mata Atlântica de 2006.

Ministro Paulo Domingues

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Direito Administrativo e mestrado em Direito Público. Participa ativamente de comissões e grupos de trabalho no STJ voltados para a modernização da Justiça e a eficiência processual.

Ministro Sebastião Reis Júnior

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil. No STJ, é relator de processos relevantes nas áreas cível e empresarial, contribuindo para a consolidação de jurisprudência em temas como contratos, obrigações e direito societário. Também participa de iniciativas voltadas para a simplificação e agilização do sistema judiciário.

Sobre a Ejurr

A Escola Judicial de Roraima é uma instituição mantida pelo Tribunal de Justiça de Roraima com o objetivo de planejar e executar cursos de formação inicial e continuada, capacitação e aperfeiçoamento de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores do Poder Judiciário. A Ejurr funciona na sede administrativa do Tribunal de Justiça de Roraima, na avenida Capitão Ene Garcez, número 1696, bairro São Francisco, no quarto andar do prédio.

Erica Figueredo

Veja também

Topo