Primeira Infância: Ciclos de capacitações estimulam servidores a inovar dentro e fora do ambiente profissional

O Programa de Capacitação da Primeira Infância retornou nesta terça-feira, 29, após uma pausa de dois anos, devido a pandemia. – Fotos: Andrezza Mariot

Para transformar Boa Vista na Capital da Primeira Infância, foi necessário sensibilizar toda a sociedade sobre a importância dos primeiros anos de vida, em especial os servidores. O Programa de Capacitação da Primeira Infância está com essa missão de preparar os profissionais da prefeitura para atuarem com o público infantil. E nesta terça-feira, 29, o programa retornou, após dois anos.

O primeiro encontro deste ano aconteceu no Teatro Municipal, onde cada turma composta por até 30 servidores, participou por dois dias dedicados a aprender mais, trocar experiências e reviver grandes emoções. Em quatro momentos especiais são abordados os seguintes temas: A importância da Primeira Infância; A criança: um ser em desenvolvimento; O vínculo; e a Intersetorialidade.

Mais que uma capacitação, o programa é uma verdadeira experiência de vida, onde os participantes revivem e relembram experiências de sua infância, participam de dinâmicas e brincadeiras como se fossem crianças e tiram grandes lições disso. E o mais importante: eles são desafiados a inovar em seus respectivos ambientes de trabalho. Para a odontopediatra Nayandra Brito, é um momento único que impacta na vida pessoal e profissional.

“O conhecimento sempre é válido. Estamos aqui para acrescentar um algo a mais na nossa vida profissional, mas acaba que, com as interações, a gente que é mãe, pai, que convive com crianças todos os dias, acaba se sensibilizando. Fico muito feliz que no nosso atendimento temos a oportunidade de ter esse olhar, de entender mais a criança, tanto no trabalho quanto na convivência em casa. É emocionante reviver a nossa infância e enxergar o nosso olhar de criança”, disse.

Todos os participantes recebem certificados de 16h. O programa é organizado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais, e a meta é alcançar o maior número de servidores do município, em especial das três áreas primordiais para o desenvolvimento saudável das crianças: Saúde, Educação e Social. Desde 2018, mais de 350 profissionais já receberam a capacitação.

A superintendente de Programas e Projetos Elane Florencio, explicou que o planejamento deste ano é montar duas turmas mensais de até 60 servidores. “Tivemos uma pausa e o retorno é como um sonho realizado. O objetivo é sensibilizar todos para a temática da primeira infância, que é a fase mais importante da vida e fazer com que pratiquem no ambiente de trabalho e também dentro de suas casas”, disse.

Outras edições

Lembrando que, com a criação do Programa Família que Acolhe (FQA) em 2013, foi dado início naquela época a um intenso projeto de Formação em Desenvolvimento da Primeira Infância. Inicialmente, o projeto abrangeu 2 mil servidores, mas com as 155 reedições, o município alcançou 4,6 mil profissionais entre os anos de 2014 e 2015.

Ceiça Chaves

 

Veja também

Topo