Professores aprovados no concurso público da Educação são convocados para posse

No dia 26, será a posse de 183 professores que vão atuar na Capital e, no dia 27, será a posse de mais 212 docentes que vão atuar nas escolas do interior do Estado. – Foto: Secom

Conforme anunciado pelo governador Antonio Denarium, o Ano Letivo 2022 vai iniciar com novos professores atuando nas escolas da rede estadual de ensino. Os candidatos aprovados no Concurso Público já têm data marcada para a posse. Será nos dias 26 e 27 de janeiro, às 15h, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi.

“Esse é mais um compromisso firmado e honrado por mim com a categoria dos professores. Um concurso aguardado há mais de 15 anos é hoje uma realidade. Parabenizo todos os aprovados e estamos felizes em contar com novos servidores para nos ajudar a reconstruir a educação de Roraima”, destacou o governador Antonio Denarium,

Neste primeiro momento, foram convocados 482 candidatos classificados e destes, 395 foram considerados aptos para a posse, sendo 381 candidatos das vagas de ampla concorrência e 14 candidatos das vagas PcD (Pessoa com Deficiência).

A convocação para a posse foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) no dia 18 de janeiro e pode ser consultada no site www.imprensaoficial.rr.gov.br.

No dia 26, será a posse de 183 professores que vão atuar na Capital e, no dia 27, será a posse de mais 212 docentes que vão atuar nas escolas do interior do Estado.

O Concurso Público para contratação de professores da Carreira do Magistério da Educação Básica contou com 8.231 candidatos inscritos, destes, 1.400 oriundos de outros estados da Federação.

A disciplina que teve maior concorrência foi Matemática com 704 inscritos, seguido de Língua Portuguesa com 702 e Ciências Biológicas, com 564 inscritos, todos para o município de Boa Vista, área urbana.

A jornada de trabalho dos novos professores é de 30 horas semanais e o vencimento inicial básico é de R$ 3.782,94. O concurso tem vigência de dois anos prorrogável por igual período.

“A realização do concurso esperado pelos professores há mais de 15 anos demonstra respeito e valorização da carreira do Magistério e de forma significativa, a busca pela melhoria da qualidade do ensino, e resultado disso, equidade na aprendizagem dos estudantes. Uma etapa que também traz para cada professor, investido no cargo público por meio de provas e análises de títulos, novos ânimos e motivações profissionais” destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto de Roraima.

Cadastro Reserva

O Concurso Público para professores ofertou 650 vagas imediatas e formação de cadastro reserva. Dos 482 candidatos convocados neste momento, 66 não compareceram para apresentar os documentos. Outros nove convocados tiveram sua documentação indeferida e outros candidatos ainda estão com pendência na apresentação de documentação exigida em edital.

Após o cumprimento dos prazos legais, a Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração) poderá convocar mais candidatos classificados para preencher as vagas dos que não compareceram ou que tiveram sua documentação indeferida. Os atos são publicados no DOE para que os candidatos possam acompanhar todas as fases do certame.

Mágida Azulay Khatab

 

Veja também

Topo