Professores poderão participar de cursos gratuitos de Pós-Graduação ofertados pelo MEC

As inscrições são de forma online e vão até o dia 2 de março. – Foto: Ascom/Seed

Estão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Podem participar professores de todo o Brasil diplomados em qualquer área de conhecimento, que desejam atuar nas áreas da Educação Profissional e Técnica.

O curso gratuito é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação), por meio da Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), em parceria com IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

As inscrições são de forma online e vão até o dia 2 de março. Estão sendo ofertadas 6 mil vagas para todo o Brasil e, para Roraima, estão sendo disponibilizadas 100 vagas. A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico, caso o número de inscritos seja maior do que o de vagas ofertadas.

O curso será online e totalmente gratuito, com carga horária de 460 horas e duração de 12 meses. O edital com todas as informações estão disponíveis no link https://ept-ifes.selecao.net.br/. As inscrições também devem ser realizadas no mesmo endereço eletrônico. O início das aulas está previsto para o início do mês de maio.

“Um dos objetivos do curso é capacitar profissionais que atuam ou que desejam vir a atuar na oferta de Educação Profissional e Tecnológica, especialmente os cursos técnicos de Nível Médio. Para nós da Secretaria de Educação esta é uma oportunidade de formação de professores para o 5° itinerário formativo do Novo Ensino Médio, que prevê a formação técnica e profissional”, destacou Aldevânia Barreto, coordenadora do Novo Ensino Médio na Seed.

Novo Ensino Médio prevê a oferta de cursos técnicos profissionalizantes

O Novo Ensino Médio começou a ser implementado em escolas de todo o país e, neste ano, 14 escolas da rede estadual de ensino começaram a receber o novo modelo, que tem como objetivo tornar esta etapa escolar mais atrativa e diminuir a evasão escolar. Em Roraima, o novo modelo começou a ser implementado na 1ª série do Ensino Médio, e seguirá com avanço gradativo.

O Novo Ensino Médio traz três mudanças principais: a ampliação da carga horária anual (que sairá das 800 horas para 1.000 horas); os itinerários formativos de aprofundamento de estudo, podendo dar ênfase a áreas como Humanas, Linguagens, Matemática, Ciências Naturais, e cursos técnicos profissionalizantes, além do Projeto de Vida, relacionado aos talentos e vontades dos estudantes.

De acordo com o Censo, em Roraima, 166 escolas ofertam a etapa Ensino Médio, atendendo 20.608 estudantes.

Gabriel Cavalcante

 

Veja também

Topo