Profissionais são treinados sobre processo de regulação médica de urgência

Treinamento evidencia como a regulação vai atender a ocorrência, observando o tipo de problema relatado pelo solicitante. – Fotos: Ascom/Sesau

A Sesau (Secretaria de Saúde) deu início na manhã desta quinta-feira, 10, a um treinamento para aprimorar os processos de regulação médica de urgência do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Roraima.

Realizada em parceria com a Regulart Medicina de Emergência de Montes Claros (MG), a atividade segue até a sexta-feira, 11, na ETSUS-RR (Escola Técnica do SUS em Roraima), no bairro São Vicente.

Segundo a coordenadora da CERMU-RR (Central Estadual de Regulação Médica de Urgência de Roraima), Raquel Goiano, a atividade conta com a participação de 55 profissionais, entre médicos reguladores, técnicos auxiliares de regulação médica e radioperadores.

“Esse curso preconiza a Portaria nº 2048, no Ministério da Saúde, que é referente ao atendimento do SAMU. É um treinamento que evidencia como a regulação vai atender a ocorrência, observando o tipo de problema relatado pelo solicitante. A equipe está sendo treinada para dar mais agilidade ao serviço, destinado a ambulância da forma correta, para cada tipo de intercorrência”, informou.

Os temas do evento são todos voltados para o pleno conhecimento das práticas de regulação médica de urgência, tendo como instrutores o médico emergencista da Regulart, Antonio Cedrim, e a enfermeira emergencista, Dianne Leite.

“Nós sabemos que o ‘calcanhar de Aquiles’ dos sistemas de saúde, em geral, são os processos de regulação, e o Estado [de Roraima] está de parabéns [em realizar o treinamento], pois estamos aqui para contribuir com o crescimento de conhecimento dos profissionais que aqui estão, em relação às etapas de regulação, contribuindo assim com a atenção adequada para o nosso paciente”, destacou Antonio Cedrim.

Para o coordenador médico da Regulação de Urgência e Emergência da CERMU-RR, Don Martins, a população passa a ser a principal beneficiada, uma vez que contará com um socorro mais exitoso e eficiente.

“Nós recebemos inúmeras ligações diariamente, algumas delas são trotes, a gente pede inclusive que as pessoas não façam isso, porque muitos usuários que precisam devem receber esse serviço. Então, os profissionais estão hoje aqui sendo treinados, para que possamos atingir o objetivo maior, que é o atendimento do paciente na ponta, quando a regulação recebe a ligação”, pontuou.

Minervaldo Lopes

Veja também

Topo