Programação comemorativa marca 10 anos de criação de campus do IFRR na zona oeste de Boa Vista

Atendendo a mais de 500 estudantes, o campus atualmente funciona com o oferecimento de oito cursos, em modalidades de ensino diferenciadas. – Fotos: Ascom/IFRR

Nesta quarta-feira, 4, o CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) estará em festa. A segunda unidade de ensino mais nova do IFRR e segunda criada na Capital, Boa Vista, completa 10 anos de criação no próximo sábado, dia 7, mas a programação comemorativa foi adiantada.

A comissão organizadora da ação, organizou um evento que será realizado em dois períodos, um pela manhã, a partir das 9h30, e outro na parte da noite, a partir das 19h30, com homenagem aos pioneiros do campus, apresentação de vídeo sobre a história da unidade e momento cultural. A parte da noite contará ainda com a 2ª edição do Bazar Literário do CBVZO para quem quiser aproveitar e adquirir obras da literatura a preços mais acessíveis.

Segundo uma das integrantes da comissão organizadora, professora Rafaela Morgade, a programação comemorativa foi estruturada em dois períodos para que toda a comunidade acadêmica, de cursos da parte da manhã (técnicos integrados ao ensino médio) e da noite (graduação, pós-graduação, técnicos subsequentes ao médio e Proeja), possam participar desse momento, além da comunidade externa, que tenha interesse em prestigiar.

“Muitas ações pedagógicas e comemorativas são sempre promovidas no nosso campus, no entanto, muitas vezes a disponibilidade de realização, convidados e outros fatores, acabam fazendo com que a realização sempre fique para ocorrer durante o dia e parte da nossa comunidade acadêmica acaba não conseguindo participar. O mesmo ocorre em algumas ações da noite. Então, para essa ação especificamente resolvemos fazer um esforço para garantir a maior participação possível”, explicou.

O diretor-geral do CBVZO, professor Isaac Sutil, afirmou que esse é um momento não apenas para comemoração, mas sobretudo de reconhecimento a todas as pessoas que contribuíram para que essa unidade de ensino venha se consolidando cada vez mais até hoje na Capital de Roraima.

“Ainda somos uma unidade muito nova do IFRR, mas temos ciência da nossa missão, que é garantir um ensino principalmente de qualidade e acessível para todas as pessoas, em especial dessa região da cidade que ao mesmo tempo que uma área de maior vulnerabilidade social, também se trata de um lugar em franco crescimento. Assim, é hora de reconhecer todos os esforços, mas ir além e pensar nas novas contribuições do CBVZO para daqui mais 10 anos”, declarou.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Figueira, disse que é uma honra poder contribuir com o crescimento desta unidade de ensino que, para ela, tem uma perspectiva positiva de crescimento.

“Muita gente fez e faz parte desta história e é uma imensa satisfação poder dizer também que esta gestão contribuiu e deverá contribuir ainda mais para a consolidação e crescimento do Campus Boa Vista Zona Oeste. Trata-se de uma unidade com eixos importantes de formação e localizada em uma área de grande necessidade de atendimento do poder público, além do crescimento que é uma constante nesta região. Estamos muito felizes em poder comemorar esta data e projetar novos e melhores caminhos para o CBVZO”, declarou.

Histórico

O CBVZO foi criado em 7 de outubro de 2013, com a publicação da Portaria 993/13 do MEC (Ministério da Educação), autorizando o funcionamento do campus, que antes de ter sede própria, funcionou na escola estadual Elza Breves, por meio da parceria com o Governo do Estado. Além disso, a estrutura de ensino da unidade também chegou a ser abrigada no CBV (Campus Boa Vista), até que a primeira parte da estrutura física da sede fosse concluída.

Em 2018, com a conclusão do bloco de ensino do CBVZO, a comunidade acadêmica do campus se mudou para a sede, que somente foi inaugurada oficialmente no ano de 2020, na rua Professor Nonato Chacon, número 1976, bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão).

Atualmente, com mais de 500 pessoas matriculadas, o campus, com atividades nos eixos de Gestão e Negócios e de Produção Cultural e Design, conta oito cursos (Comércio, Serviços Públicos, Administração, Publicidade, Comunicação Visual, Assistente em Administração, Gestão Pública e Educação Empreendedora), distribuídos nas modalidades de ensino técnico (integrado ao médio e subsequente ao médio); Proeja-FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/ Formação Inicial Continuada), graduação e pós-graduação (Ensino a Distância), além de cursos FIC variados que são oferecidos de maneira pontal. Confira outras informações: https://boavistazonaoeste.ifrr.edu.br/ensino.

Uma consulta pública foi promovida recentemente para verificar a demanda junto à comunidade para criação de novos cursos no CBVZO, voltados para os eixos de atividades da unidade de ensino, devendo o resultado ser divulgado nas próximas semanas.

 

Veja também

Topo