Projeto Crescer: Jovens produzem peças artísticas e estilosas na Oficina de Corte, Costura e Artesanato

Mais de 400 jovens já passaram pela oficina desde que foi implantada em 2004. – Fotos Diane Sampaio

A visão empreendedora está em alta entre os integrantes do Projeto Crescer. Na Oficina de Corte, Costura e Artesanato, por exemplo, os jovens usam a oportunidade para explorar o lado criativo e artístico da mente. Eles colocam inspiração e estilo em prática na sede do Crescer durante as oficinas que acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os 35 integrantes têm entre 15 a 21 anos e se reúnem em duas turmas.

O processo de aprendizagem é pensado nos mínimos detalhes, primeiro aprendem a costurar com agulha e linha, seguem para as máquinas domésticas e então se tornam aptos para manusear as máquinas industriais. A oficina possui dois núcleos: o de corte e costura e o de artesanato. Os materiais usados para a produção são o EVA (Etileno Acetato de Vinila), tinta de pintura em tela e tinta para tecido. Além dos demais escolhidos por demanda.

A instrutora do núcleo de corte e costura, Gorete Cantanhêde, afirma que os jovens chegam com muita curiosidade e cheios de ideias. Dessa forma, o trabalho se torna gratificante ao fim do dia. Ela também conta que são eles quem decoram a sede do Crescer para eventos e datas comemorativas.

“A oficina sempre produz as decorações para as festas anuais no prédio. Nós somos convidados para fazer até em outros setores. Agora mesmo iremos decorar o Mercado Municipal para a Festa Junina. Esses jovens aproveitam o conhecimento que temos para repassar e nós aproveitamos as suas ideias, que são todas maravilhosas”, disse orgulhosa.

Criatividade e transformação 

Na oficina é possível que os integrantes trabalhem suas ideias do zero, como faz a Graciele Pereira, de apenas 16 anos. Ela relata que sua parte favorita é a customização, o processo de recriar e transformar um modelo de roupa em outro completamente diferente e estiloso.

“A customização, semelhante à revitalização, é o processo de mudar e transformar roupas. Nós pegamos uma roupa já usada e desgastada para criar uma peça nova. Já na revitalização, a roupa não precisa estar velha, basta não ter gostado e podemos recriar”, disse a jovem, que logo depois afirmou também estar animada para a parte da pintura.

Ressocialização e educação

A principal missão do Crescer é retirar os jovens de baixa renda do caminho da violência e da ociosidade gerando oportunidade profissional. A Fátima Araújo é instrutora do núcleo de artesanato e contou que usa as dinâmicas dentro da oficina para dar ensinamentos sobre a vida também. Eles confeccionaram um avental usado para contar histórias que foram reescritas sem violência. Uma delas é a clássica “Os Três Porquinhos”.

“Nesse mundo encontramos muita violência, mesmo em casa ou na escola. Então, colocamos os integrantes para reescrever a história dos três porquinhos fazendo uso do caráter e praticando a escrita, porém ainda dentro da linguagem deles. O objetivo é fazer com que entendam que não importa onde você nasceu, com quem foi criado ou o que fez até agora, a sua história pode ser reescrita e ressignificada. O que importa é o presente”, comentou.

Encomendas

Para ser um cliente da Oficina de Corte, Costura e Artesanato, basta ligar para (95) 98400-8740. Vale destacar que 15% do lucro das vendas é da Cooperativa Social do Projeto Crescer e o restante é dividido entre os participantes da oficina, proporcionando uma renda a mais aos jovens aprendizes. Para saber mais, acesse o perfil no Instagram @cooper_crescer.

O Crescer

Foi criado em 2001 com a proposta de inserir os adolescentes e jovens no mercado de trabalho e diminuir o índice de criminalidade em bairros periféricos. O Projeto traz grandes oportunidades através de oficinas diversas voltadas às pessoas de 15 a 21 anos. Todos recebem uma bolsa no valor de R$230.

O Crescer possui 9 oficinas: Convivência, Esporte, Cultura e Lazer, Inclusão Digital, Panificação e Culinária, Produtos Serigráficos e Personalizados, Corte, Costura e Artesanato, Educação Ambiental e Compostagem, Sinalização e Educação para o Trânsito e Artefatos de Madeira e MDF.

Bruna Norales

 

 

Veja também

Topo