Bebês prematuros que estão internados no HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré), em Boa Vista, necessitam do leite materno, um alimento indispensável para o ganho de peso, altura e nutrientes.
Por muitas vezes, o leite materno não pode ser transferido pela progenitora. Nesta condição, é necessário um ato de altruísmo para que mães e recém-nascidos saiam do ambiente hospitalar o mais rápido possível: a doação não apenas de leite de outras mães, mas também a doação de potes de vidro para o armazenamento do alimento.
A professora Gisele Sandra, da Escola Estadual Oswaldo Cruz, que também é mãe de uma criança nascida prematura, realiza o projeto “Potes de Vidro – Sinônimo de Vida” para incentivar a doação de potes de vidro com tampas de plástico desde 2019. Com a ajuda dos alunos da escola, o projeto é um sucesso.
A ideia surgiu quando eram discutidos projetos para feiras de ciências, focando a conservação do meio ambiente, alinhando o pedagógico com o social. Ficou decidido que a meta seria a coleta de materiais resistentes à natureza, que depois seriam doados a alguma instituição. Daí, escolheram o Banco de Leite Humano da maternidade como ponto de destino.
“Então os alunos começaram a fazer as pesquisas, realizaram visitas ao Banco de Leite e descobriram como são utilizados e qual é a função dos potes de vidro, além do impacto desses itens na natureza”, contou a professora que, com a ajuda dos alunos, conseguiu coletar mais de 100 potes para o projeto.
Os alunos da Escola Estadual Oswaldo Cruz interagem com o projeto de forma positiva, coletando material, fazendo campanha com familiares e realizando pesquisas. Em contrapartida, a escola realiza palestras sobre o impacto do lixo no meio ambiente com o objetivo de fomentar a consciência ecológica dos estudantes.
Como premiação e forma de incentivo, os alunos doadores ganham uma pulseira e pontos extras nas disciplinas. A comunidade escolar é solícita e participativa.
Agosto Dourado
A OMS (Organização Mundial da Saúde) designou o mês de agosto para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro como qualidade do leite.
O aleitamento materno é importante para que o recém-nascido fique protegido de doenças e infecções. Na falta do leite da mãe, é imprescindível a doação do leite e armazenamento nos potes de vidro.
A escolha do pote de vidro com tampa de plástico para o armazenamento do leite materno é o ideal, porque o material não transfere substâncias nocivas aos bebês. Além disso, o vidro e o plástico não têm data específica para decomposição na natureza.
Layse Menezes