Projeto de lei garante inserção do Jiu Jitsu nas escolas de Boa Vista

De autoria do vereador Dr. Ilderson, projeto prevê a inserção da atividade nas unidades da rede municipal de ensino. – Fotos: Ascom Parlamentar

Boa Vista pode ser mais uma referência de cidade com ensino de Jiu Jitsu nas escolas, isso porque a Câmara Municipal de Boa Vista aprovou nesta quarta-feira, 21, um projeto do vereador Dr. Ilderson (PTB) que institui como atividade extracurricular o ensino da arte marcial nas unidades de ensino com quadras poliesportivas ou salas adaptadas para promover a segurança dos alunos.

Assim que o projeto for sancionado pelo prefeito Arthur Henrique (MDB), as atividades devem iniciar em unidades de ensino de bairros periféricos e posteriormente nos demais bairros da capital.

As unidades da rede municipal de ensino e os órgãos autorizados pelo chefe do Poder Executivo poderão celebrar parcerias com pessoas físicas, confederações, federações, associações ou outras entidades ligadas ao esporte.

“É uma vitória do esporte roraimense, porque existem benefícios físicos e mentais que a prática do esporte proporciona. O projeto de lei tem por objetivo reconhecer o Jiu Jitsu como ferramenta de educação e formação de ensino. Quando a criança recebe a oportunidade viver a arte marcial, ela, com certeza, se torna um adulto melhor, cognitivamente mais desenvolvido e adequado aos desafios da vida”, explica o autor do projeto.

O Jiu-jitsu brasileiro ou Brazillian Jiu-jitsu como é conhecido mundialmente é uma arte marcial de raiz japonesa, sendo difundida no Brasil pela família Gracie, sendo na década de 90 o momento em que a modalidade esportiva teve seu momento de popularidade emergente em nosso país.

 

 

Veja também

Topo