Projeto Renascer: Governo tem sucesso na profissionalização e ressocialização de reeducandos

Atualmente, o projeto está atendendo 48 detentos em todas as unidades prisionais do Estado. – Fotos: Secom-RR

O Governo de Roraima entende que a ressocialização é a chave para que um interno do sistema penitenciário possa ter melhores chances de recomeçar. Por conta disso, o Executivo, por meio da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), vem coordenando o projeto Renascer, que visa dar oportunidades para os reeducandos que desejam voltar ao convívio social por meio da força do trabalho.

Atualmente atendendo 48 detentos em todas as unidades prisionais do Estado, a iniciativa oferece oficinas profissionalizantes voltadas as áreas de lava-jato, oficina mecânica, lanternagem e pintura, borracharia, marcenaria, serralheria e barbearia, com o objetivo de transformar as unidades prisionais em celeiros produtivos e de crescimento profissional.

O governador Antonio Denarium pontua que o projeto Renascer faz parte do pacote de medidas que estão sendo tomadas pelo governo para evitar a reincidência de presos, ou seja, que ao saírem do sistema prisional, retornem ao mundo do crime e, consequentemente, aos presídios.

“A maior prova de que esse projeto está funcionando é que, no ano passado, 11 ex-detentos que participaram do Renascer voltaram ao convívio social e nenhum deles retornou ao sistema prisional. Essas iniciativas de fato funcionam. Por isso, abraçamos e fazemos questão de continuar esse trabalho, pois todos merecem uma segunda chance”, destacou o chefe do Executivo.

Coordenador do projeto Renascer, Lúcio Oliveira Arruda ressaltou que o principal impacto da iniciativa para a sociedade é justamente a ressocialização por meio de oficinais profissionalizantes. Tal objetivo tem dado cada vez mais visibilidade à esse trabalho realizado pela Sejuc

“É um projeto em que os reeducandos acabam aprendendo uma profissão e uns que já tinham a profissão acabam aprimorando. Isso incentiva [o interno] a ingressar no mercado de trabalho e não voltar a cometer delitos”, ressaltou.

Tendo a premissa de que o projeto Renascer é aberto à sociedade, a população pode estar contribuindo com as atividades por meio de doações de materiais de insumo de trabalho, tais como madeira, ferro pra serralheria, pneus, itens de oficinas mecânicas, lava jato, marcenaria e serralheria, entre outros itens.

A doação pode ser feita na sede da Sejuc, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n° 8120, bairro São Vicente; ou na coordenação do projeto, que funciona na Garagem do Governo, localizada na Avenida Dr. Paulo Coelho Pereira, também no São Vicente, próximo ao Cemitério Municipal de Boa Vista.

Ayan Ariel

 

 

Veja também

Topo