Qualidade da água: Caer realiza investimentos em novos equipamentos laboratoriais

Novos equipamentos vão melhorar a qualidade da água bruta e tratada na Capital e no Interior. – Fotos: Ascom/Caer

O Núcleo de Controle de Qualidade (NCQ) da Caer recebeu novos equipamentos laboratoriais para otimizar o monitoramento da qualidade da água bruta e tratada na Capital e no Interior.

Os novos materiais foram entregues para o uso nos laboratórios físico-químicos nos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Cantá (vila Félix Pinto) e (vila Santa Rita), Rorainópolis, São Luiz e Caracarai.

Foram adquiridas autoclaves, estufas para DBO, aparelhos para determinar o pH, aparelhos de cor, turbidez e condutivimetros, Kit Dell Lab de medição de cloro e pH, somando um investimento no total de R$ 420 mil.

“Esses equipamentos serão de suma importância para o monitoramento da qualidade da água e, assim, levar uma água de qualidade para a população roraimense”, ressaltou Mario Fogaça, chefe do NCQ

Novos equipamentos

Autoclave – A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no laboratório e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.

Aparelho de pH – Muito usado em laboratórios, o phmetro é um medidor de potencial hidrogeniônico (pH), indicando a acidez, neutralidade ou alcalinidade de amostras diversas. O eletrodo é submerso em uma amostra e gera milivolts. O aparelho converte os milivolts em pH em uma escala de 0 a 14.

Estufa para DBO – A estufa é uma incubadora para auxiliar na manutenção da temperatura apropriada para a indicação do nível de oxigênio na amostra. DBO é o potencial de um produto orgânico de retirar o oxigênio dissolvido na água.

Aparelho de cor e turbidez – são dois indicadores da qualidade da água que às vezes estão inter-relacionados para detectar sólidos presentes na água.

Aparelho de condutividade – O condutivimetro ou medidor de condutividade serve para medir a condutividade elétrica ou corrente elétrica das amostras. O Condutivímetro é muito utilizado em estações de tratamento de água, solo, monitoramento do meio ambiente assim como qualidade da água.

Andreia Melo

 

Veja também

Topo