Qualifica Mais: IFRR contrata professores bolsitas para atuarem no programa

As inscrições para o processo seletivo ocorrem até dia 8 de março. – Fotos: Divulgação

Profissionais interessados em atuar como professores bolsistas do programa Qualifica Mais desenvolvido pelos campi do Instituto Federal de Roraima (IFRR) devem se apressar. As inscrições ao processo seletivo de contratação desses profissionais, que são gratuitas, ocorrem pelo Sistema de Gerenciamento de Concursos até esta sexta-feira, 8.

Podem participar profissionais externos e servidores do IFRR, ativos ou inativos, interessados em desempenhar a função de professor nos cursos de formação inicial e continuada (FIC) a serem ofertados pelo instituto no âmbito dos programas Bolsa Formação do Mulheres Mil e Bioeconomia, ambos integrantes do Qualifica Mais. Para isso, basta o interessado ter formação escolar/acadêmica exigida para o cargo a que concorre, disponibilidade de horário para atuar nas atividades e não possuir impedimento para exercer o cargo.

Conforme Edital 1/2024/QualificaMais/Proex, as localidades/municípios com programação de cursos são Amajari (Comunidade Cumaru, Truaru e Vila Brasil); Boa Vista (Campi Boa Vista e Boa Vista Zona Oeste); Bonfim (Campus Avançado Bonfim e Normandia); e Novo Paraíso (Vila Novo Paraíso, Km 500, e Rorainópolis).

O candidato deverá escolher a localidade e a disciplina do seu interesse de atuação/formação, disponível no edital, além do quantitativo de disciplinas que deseja ministrar. A seleção será por meio de análise curricular, conforme documentação anexada por ele no ato da inscrição. Dúvidas sobre o edital podem ser enviadas ao e-mail seletivoqualificamais@ifrr.edu.br.

Objetivo

O programa Mulheres Mil tem como principais diretrizes, conforme a Portaria do MEC 725, de 13 de abril de 2023, possibilitar o acesso à educação, bem como contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas de mulheres; promover a inclusão social; defender a igualdade de gênero; combater a violência contra a mulher; promover o acesso ao exercício da cidadania; e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mundo do trabalho.

Já o programa Bieconomia tem o objetivo de promover a articulação de parcerias entre o poder público e os pequenos agricultores, os agricultores familiares, os povos e as comunidades tradicionais e seus empreendimentos e o setor empresarial, visando à promoção e estruturação de sistemas produtivos baseados no uso sustentável dos recursos da sociobiodiversidade e do extrativismo.

Rebeca Lopes

 

Veja também

Topo