Recordações em Papel: pais tecem memórias e expectativas para compartilhar com os filhos no futuro

Em uma emocionante jornada de lembranças, pais de Boa Vista revivem e compartilham seus momentos mais ternos e suas expectativas para o futuro na Semana do Bebê 2023. – Fotos: Semuc/PMBV

No terceiro dia da Semana do Bebê, as ações ganharam um toque especial de amor e recordações. A atividade da manhã foi a “Caixa de Lembranças”, onde a equipe do Programa Família que Acolhe incentivou os pais a escreverem cartinhas para seus bebês, descrevendo momentos, sonhos e expectativas para o futuro.

Na ocasião, foi criada uma caixinha com itens de apego, para que a criança receba quando crescer, leia carta e possa guardar boas lembranças dessa fase. Essa ação do programa, centra-se no fortalecimento do vínculo familiar. Uma abordagem integrada que busca, não apenas garantir a saúde e educação, mas também tecer uma rede de memórias e interações significativas.

A coordenadora da UBB, Renata Farias, ressaltou a profundidade de momentos como esse. “A caixa de lembranças é um convite à reflexão. As mães revivem suas expectativas como gestantes e confrontam-nas com a realidade do primeiro ano de maternidade, e também põe momentos pelo qual acha que deverá ser lembrado”, explicou.

A mãe de Eloá Sofia, Eliandra Frei, se voluntariou a ler a carta e mostrar quais lembranças gostaria de guardar da filha. Emocionada, compartilhou um pouco como foi esse primeiro ano de vida da pequena e a experiência de ser mãe, também ilustrou gratidão ao momento em que a dinâmica favoreceu a ela.

“Como mãe, eu gostei bastante da atividade de hoje, é uma forma de eu criar vínculos mais fortes com a minha filha e ter essas lembranças, não só na memória, mas no físico também”, declarou.

A mãe do pequeno Davi Lourenço, compartilhou ser beneficiária desde sua primeira gestação, e contou sobre a relevância do programa. “Para o bebê é de muita importância esse envolvimento, principalmente nos primeiros anos de vida, onde temos apoio necessário na área da saúde, garantia no leite e momentos como este, de muito conhecimento materno”, destacou Aurideia Dutra.

Entrega do leite

Ao fim da atividade, os familiares foram encaminhados para a retirada de leite, um dos benefícios do programa às beneficiárias que participam assiduamente dos encontros da UBB. Hoje, o projeto Leite da Família atende mais de 4 mil crianças a partir de 1 ano de idade.

Laura Silvestre

 

Veja também

Topo