Roraima tem a segunda menor taxa de desocupação da Região Norte no segundo trimestre

Estado teve a segunda menor taxa de desemprego da Região Norte e a sexta menor taxa do País. – Fotos: Secom-RR

A taxa de desocupação em Roraima diminuiu de 6,8% no primeiro trimestre de 2023 para 5,1% no segundo trimestre, uma redução de 1,7 pontos percentuais. Com essa redução, o Estado alcança o melhor índice em toda a série histórica, consolidando a segunda menor taxa de desemprego da Região Norte e a sexta menor taxa do País.

É o que mostra uma análise feita pela Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento) por meio da CGEES (Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Sociais), com base nos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação com o trimestre anterior, Roraima ocupa a terceira maior redução percentual entre todos os Estados brasileiros.

O governador Antonio Denarium reiterou que os dados refletem a política estadual de desenvolvimento de Roraima, em que o Governo realiza investimentos em infraestrutura e logística, para promover um ambiente favorável à vinda de novas empresas e novos negócios, que consequentemente, geram mais oportunidades à toda população roraimense.

“Esses indicadores asseguram a tendência positiva do estado em relação ao mercado de trabalho, ressaltando um cenário de maior atividade econômica e criação de emprego e renda”, destacou Denarium.

A análise da Seplan revela ainda que o número de pessoas ocupadas chegou a 246 mil no Estado, melhor resultado já obtido em Roraima para um segundo trimestre.

Conforme a coordenadora da CGEES, Jádila Andressa, além de diminuir a taxa de desemprego, Roraima registrou um aumento nos ganhos médios reais, de todos os trabalhos, em comparação ao segundo trimestre do ano anterior.

No segundo trimestre de 2022, o estado apresentava um rendimento médio mensal de R$ 2.490, e já no segundo trimestre deste ano, o Estado alcançou um aumento de 8%, elevando esse valor para R$ 2.690. Neste contexto, Roraima ocupa o primeiro lugar em termos de rendimento médios reais entre os Estados da Região Norte.

“As melhorias observadas em comparação com trimestres anteriores indicam que Roraima está progredindo de maneira sólida na direção de uma economia mais robusta e de oportunidades de emprego ascendente”, frisou Jádila.

O secretário da Seplan, Rafael Fraia, também salientou que esse cenário positivo é fruto da política contínua de atração de investimentos do Governo de Roraima, reforçada desde o início da atual gestão.

“Este empenho tem colocado o Roraima no ranking daqueles Estados com melhor saldo de empregos criados nos últimos anos. Um trabalho assertivo, que tem dado resultado e que pode ser visto em números”,

Maria Fernanda Azevedo

 

Veja também

Topo