
O jiu-jitsu macuxi segue em alta no continente asiático, desta vez dois roraimenses competidores da arte suave subiram no topo do Abu Dhabi World Pro de jiu-jitsu 2025, em evento disputado nos dias 20, 21 e 22 de novembro. A disputa é considerada a cereja do bolo da arte suave, sendo realizado anualmente e organizados pela Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF) e pelo Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP), como parte do circuito de competições da AJP.
Os atletas macuxis faixa marrom: Thyago Silva Santana de 20 anos, com oito lutas vencidas e Madson Sagica de 22 anos, com sete lutas superadas, são os nome da vez, e fecharam com chave de ouro. Eles competiram pelo Projeto República, liderado pelo mestre da arte suave, sensei e professor Felipe Alencastro, na capital federal.
No primeiro dia de competição, somente com brasileiros, a dupla superou os conterrâneos, e após triunfo duelaram contra os vencedores das classificatórias dos demais países.
Thyago venceu na final um lutador russo e Madson superou lutador italiano.
A dupla de casca-grossas mora em Brasília há quatro temporadas. Após o faro da vitória e o crescimento meteórico nos tatames, eles são ovacionados pelo treinador Alencastro.
“São os dois únicos que estão desde o começo do projeto, que tem quatro anos, são os que mais medalharam. Para mim é uma felicidade gigantesca, vi essa evolução, e hoje são representantes do país e referências campeãs mundiais do jiu-jitsu, é totalmente gratificante tudo que estamos vivendo hoje”, contempla Arlencastro.

