Sanitaristas mirins da Aderr divulgam campanha de vacinação contra febre aftosa em Roraima

Ação educativa teve boa receptividade dos motoristas e motociclistas abordados pelos participantes. – Fotos: Ascom/Aderr

Os participantes do Projeto Sanitarista Mirim da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) e fiscais do órgão realizaram nesta quinta-feira, 7, uma ação de educação sanitária em frente à ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima) para divulgarem a 47ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no Estado.

A 47ª Campanha de Vacinação deverá ser a última a ser realizada pelo Governo do Estado, uma vez que Roraima está em processo de obter a outorga de área livre de febre aftosa sem vacinação. A campanha teve início no dia 1º de março e irá até o dia 31 do corrente mês. Nesta edição, os pecuaristas precisam vacinar os animais de todas as faixas etárias.

A ação educativa teve boa receptividade dos motoristas e motociclistas abordados pelos participantes nos momentos em que o semáforo fechava.

Segundo o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, a iniciativa tem como objetivo divulgar a Campanha e mobilizar a sociedade para a importância dessa imunização.

“É uma ação que visa o fortalecimento do trabalho da agência e a informar as pessoas quanto à questão da sanidade animal, que é fundamental para proteção da saúde pública e do meio ambiente”, enfatizou Parisi.

O projeto

O Projeto Sanitarista Mirim é fruto de parceria com a deputada Ângela Águida Portella, que destinou emenda no valor de 150 mil com o objetivo de custear as despesas da execução do programa, com duração de seis meses.

Ele tem a finalidade de proporcionar que alunos de escolas do município de Boa Vista se tornem agentes multiplicadores de Educação Sanitária por meio de processos de sensibilização, comprometimento e consciência, desenvolvendo um exercício pleno da cidadania com melhoria na qualidade de vida da população em geral.

O projeto contemplará as seguintes atividades: capacitação de crianças/adolescentes entre 10 e 14 anos quanto à saúde humana, animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar, proporcionando por meio de ações de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária, pleno exercício da cidadania com melhoria na qualidade de vida da população.

Além disso, o Projeto divulgará informações sobre medidas de controle e prevenção de doenças animais, zoonoses e doenças vegetais para a sociedade em geral em instituições públicas, escolas, shoppings, praças e outros locais.

Elias Venâncio

 

Veja também

Topo