Saúde Mental: Conferência Municipal aprova 40 propostas que visam fortalecer as políticas de atenção básica

As medidas aprovadas serão apresentadas na Conferência Estadual, prevista para acontecer em junho. – Fotos: Katarine Almeida

A 2ª Conferência Municipal de Saúde, que se encerrou no último dia 25, resultou em 40 propostas debatidas e aprovadas para nortear os rumos das políticas e iniciativas voltadas à saúde mental pelos próximos anos. As medidas devem ser apresentadas na Conferência Estadual, prevista para acontecer no mês de junho.

Das 40 propostas aprovadas, 20 foram no âmbito municipal, 12 estadual e 8 nacional. Os participantes elegeram ainda 24 delegados, sendo seis gestores, seis profissionais de saúde e 12 da sociedade civil.

Entre as propostas aprovadas, destacam-se: a implantação no âmbito da atenção primária; ações de autocuidado voltado para o público vulnerável (crianças, adolescentes, adultos, afrodescendentes e imigrantes), que tem alta demanda na atenção primária, criando oficinas voltadas para esse público com foco na saúde mental e na prevenção do adoecimento.

“A ideia é melhorar o serviço já oferecido pelo município. Agradeço a contribuição de toda a sociedade civil e o apoio da Prefeitura de Boa Vista, na realização dessa Conferencia”, destacou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Matos.

O psicólogo, Anderson Oliveira foi um dos participantes representando a sociedade civil que ajudou na construção da proposta. Para ele, o evento foi um momento de suma importância para debater os desafios da saúde mental.

“Essas propostas vêm com a ideia de fortalecer o atendimento de crianças e adultos vulneráveis e migrantes, no âmbito da atenção. É preciso ampliar o atendimento desse público e o cuidado, já que eles já são atendidos nas UBS”, disse.

Certificados

Os certificados de participação da Conferência já estão disponíveis no link http://conferencia.pmbv.rr.gov.br/. Os interessados têm até 30 dias para baixar os documentos.

Jamile Carvalho

 

 

Veja também

Topo