Seadi discute evolução do Plano Roraima 2030

A proposta inédita de construção do futuro roraimense destaca políticas públicas empreendedoras, inovadoras e efetivas para o crescimento econômico do Estado. – Fotos: Ascom Sead

Pensando na melhor qualidade de vida das pessoas, o Governo de Roraima iniciou em 2020 o Plano de Desenvolvimento Sustentável Estadual – Roraima 2030. A proposta inédita de construção do futuro roraimense destaca políticas públicas empreendedoras, inovadoras e efetivas para o crescimento econômico do Estado aproveitando as condições especiais de produção, além do fomento ao bem-estar, saúde, educação, gestão econômica, segurança e infraestrutura.

Nesta terça-feira, 4, no auditório da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), o secretário Emerson Baú discutiu com os servidores a evolução dos indicadores do Roraima 2030. Na oportunidade, Baú reforçou a visão, o propósito e as diretrizes do Plano.

“A meta do Governo de Roraima, por meio da Seadi, para os próximos anos é continuarmos desenvolvendo o ambiente de negócios com inovação, sustentabilidade, segurança jurídica, melhorias nas cadeias produtivas e meio ambiente, trabalhando o crescimento de nosso Estado de forma integrada, oportunizando a competitividade econômica para os empreendedores roraimenses”, comentou.

Dentre os objetivos e planos da Seadi no Programa Roraima 2030, Baú referiu a conexão dos mercados globais, o fortalecimento de setores produtivos estratégicos, além do impulso econômico e ambiental. “Muito já fizemos e mais faremos, assegurando governança fundiária, qualidade sanitária, etnodesenvolvimento nas terras indígenas, turismo, indústria, comércio e serviços”, explicou.

Para a técnica Alessandra Harlem, da Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento de Roraima), a Seadi sai na frente na elaboração de projetos. “Discutimos vários temas referentes ao Roraima 2030, dentre eles o plano agroambiental, industrial, comercial e de serviços, além do Roraima 5.0 e o Made In Roraima. Todos estes projetos também são instrumentos de captação de recursos e, sobretudo, um avanço significativo na governança estadual”, reforçou.

Evolução dos indicadores

Diante dos desafios do Plano Roraima 2030, o Governo do Estado vem atuando forte no desenvolvimento sustentável, garantindo segurança jurídica com títulos definitivos, fomentando a meta de 20 mil documentos urbanos e rurais entregues até 2030.

“Em 2022, finalmente conseguimos a aprovação do ZEE-RR (Zoneamento Ecológico-Econômico de Roraima), um instrumento técnico que favorece novas políticas públicas. Outra meta que buscaremos ampliar até 2030 será o da população economicamente ativa com ensino superior, além da razão per capita da produtividade de trabalho, o crescimento do produto interno bruto (PIB), a participação do PIB no setor privado, o licenciamento para as propriedades rurais com atividades produtivas, entre outros projetos”, comentou Baú.

Para o governador Antonio Denarium, o Roraima 2030 norteia ações, metas e iniciativas para o futuro do Estado com planejamento e objetivos consolidados a longo prazo. “O Roraima 2030 permite o melhor direcionamento dos esforços governamentais, propiciando o bem viver das pessoas no estímulo aos negócios, valorizando a sustentabilidade e biodiversidade frente às oportunidades de produção, geração de emprego e renda”, concluiu.

Michel Sales

 

Veja também

Topo