Seed se une para ajudar famílias atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul

Foram entregues 379 kg de alimentos não perecíveis arrecadados durante o credenciamento da Etapa Capital dos 51º Jogos Escolares de Roraima. – Fotos: Ascom/Seed

O Rio Grande do Sul enfrenta uma das maiores enchentes de sua história, e o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), está mobilizando esforços para ajudar as famílias afetadas. Pontos de coleta de mantimentos estão sendo estabelecidos em várias escolas do Estado, onde tanto a comunidade escolar quanto a população em geral podem fazer doações.

Na tarde desta terça-feira, 7, o IDR (Instituto de Desporto de Roraima) da Seed doou 379 kg de alimentos não perecíveis para serem encaminhados ao Rio Grande do Sul. Os alimentos foram arrecadados durante o credenciamento da Etapa Capital dos 51º Jogos Escolares de Roraima (JER’S).

“Nós iríamos atender, primeiramente, instituições de Roraima, porém, por consequência do momento em que o Rio Grande do Sul está vivendo, a comissão organizadora se reuniu e decidiu contribuir com eles. Montamos os fardos e encaminhamos para o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) em Boa Vista”, disse o diretor do IDR, Dinaildo Barreto.

Foi uma ação conjunta que envolveu professores responsáveis pelas equipes participantes da Etapa Capital dos Jogos, tanto da zona urbana quanto rural de Boa Vista, além dos participantes da Etapa Final – Fase I, envolvendo técnicos e responsáveis das modalidades de lutas (judô, karatê, wrestling (luta livre) e taekwondo).

Esses alimentos são parte das pendências geradas por técnicos e dirigentes que, por algum motivo, não entregaram a documentação devida no período de credenciamento. A arrecadação por parte do Instituto terá continuidade a partir do dia 16 de maio, quando iniciam as Etapas Regionais dos JER’s.

Escolas com pontos de coletas ativos

Além do IDR, várias escolas também estão se mobilizando para ajudar o Rio Grande do Sul. O Colégio Estadual Militarizado (CEM) Vitória Mota Cruz, localizado na rua Zacarias Mendes Ribeiro, 1344, bairro Paraviana, é um dos pontos de coleta. A escola, conhecida por seu compromisso com a comunidade, abriu suas portas para receber doações.

Outra instituição que se engajou nesta campanha é a Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt, situada na rua Dr. Arnaldo Brandão, no bairro São Francisco. Além disso, a Escola Estadual Lobo D’Almada, localizada no Centro Cívico de Boa Vista, também está recebendo doações.

“Eu e os demais alunos tivemos a iniciativa de abraçar esta causa para ajudar aqueles que estão passando por momentos difíceis, até porque não se trata de algo fútil, e sim sobre vidas e vidas importam”, disse a estudante do Ensino Médio Leticia Camile, da Escola Estadual Lobo D’Almada.

A comunidade escolar também pode entregar os itens na Escola Estadual Oswaldo Cruz, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 5364, Centro, que é outra unidade que se mobilizou na campanha de solidariedade.

O que doar?

Água mineral, itens da cesta básica, materiais de higiene pessoal, ração para gatos e cachorros, brinquedos, roupas, cobertores e travesseiros são itens que podem ser doados em qualquer um dos pontos de coleta das escolas.

Layse Menezes

 

 

Veja também

Topo