Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
 
Ilustrando a coluna, o Bispo de Roraima, Dom Evaristo Spengler em visita à ALE-RR, na manhã de terça-feira, 8. – Foto: Eduardo Andrade
 
Último bastião
 
• A UERR foi criada com a missão de levar educação de qualidade às cidades do interior, no entanto, chega à informação de que a instituição vem testemunhando um processo de centralização na capital, que ameaça a essência de sua fundação. 
***
• Cidades como Caracaraí, Pacaraima, São João da Baliza, Normandia e outras, outrora se orgulhavam do polo educacional local, agora estão desprovidas da presença da instituição.
***
• A Administração atual vem adotando medidas que têm resultado no fechamento de campi e polos regionais, justificando tais ações com argumentos de economia e gestão eficiente. Ao que tudo indica, essa “racionalização” administrativa tem ocultado um movimento que parece priorizar interesses concentrados na capital, em detrimento do compromisso histórico da UERR com a interioridade do estado.
 
Último bastião II
 
• O campus de Rorainópolis, por exemplo, representa o último bastião da presença da universidade fora de Boa Vista – e agora se vê ameaçado. 
***
• Propostas para retirar a interiorização dos docentes, extinguir cursos regionais e desmantelar os colegiados interdisciplinares apontam para um futuro no qual a UERR estará, de forma exclusiva, ligada à capital. 
***
• Essa estratégia não teria o intuito de elevar a qualidade do ensino, mas sim de concentrar recursos e visibilidade na capital, deixando as regiões do interior cada vez mais isoladas.
 
 
Último bastião III
 
• Em 2025, a ausência de vestibular para o interior reforçou essa tendência centralizadora, confirmando o que muitos consideram um “golpe de misericórdia” contra a educação regional. 
***
• Para estudantes, professores e comunidades locais, o resultado pode ser um retrocesso irreversível, com o fechamento definitivo de polos de ensino que já foram referência de inclusão e desenvolvimento social.
***
• O cenário denuncia uma política que se distancia dos ideais de democratização do ensino e da inclusão social, prejudicando diretamente a população roraimense que depende dos polos regionais para ter acesso à educação superior. Diante desse panorama, a sociedade e os agentes educacionais clamam por uma revisão urgente dessas medidas, que podem comprometer o futuro de todo um estado.
 
Administração
 
• Vem aí o Prêmio CFA Guerreiro Ramos – Edição Jubileu de Diamante da Administração, promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA).
***
• O evento tem como públicos alvos: estudantes e profissionais de Administração.
***
• Nesta edição, o tema central é “Inteligência Artificial na Administração Pública: impactos, benefícios e desafios no processo de gestão”. 
 
 
Administração II
 
• O Prêmio CFA Guerreiro Ramos tem duas categorias: Pesquisa Científica, que é voltada para estudantes de graduação cadastrados no CRA e que tenham desenvolvido pesquisa científica na área da Administração; e Práticas Inovadoras, destinada aos profissionais de Administração registrados que tenham coordenado, executado, participado ou implementado práticas inovadoras de gestão em qualquer esfera da Administração Pública.
***
• Para participar, os interessados deverão fazer a inscrição no site até 16 de maio de 2025. 
***
• A inscrição é totalmente gratuita, mas os candidatos devem ficar atentos às regras do edital do Prêmio para terem seus trabalhos validados. Haverá premiação.
 
Seleção
 
• A Petrobras abriu na última segunda-feira, 7, as inscrições da Seleção Petrobras de Jornalismo, iniciativa que oferece incentivo financeiro para jornalistas de todas as regiões do país produzirem reportagens nos formatos de áudio, vídeo e texto.
***
• Nesta primeira edição da premiação, serão selecionadas propostas de reportagens sobre ciência e diversidade. Com o tema, a Petrobras busca incentivar a produção de conteúdo jornalístico sobre a produção cientifica realizada por pessoas de grupos sub-representados ou sobre ciência que tenha por objeto de pesquisa a diversidade.
***
• O período de inscrições vai até 11 de maio. Ao todo, serão concedidas 15 bolsas no valor de R$ 20 mil. 
 
 
Seleção II
 
• Podem se inscrever na Seleção Petrobras de Jornalismo jornalistas profissionais que atuem em veículos de imprensa ou como freelancers. No ato da inscrição, deve ser comprovado qual veículo de imprensa irá publicar a reportagem contemplada, seja ela em texto, áudio ou vídeo.
***
• As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio deste link, até 11 de maio. 
***
• A Seleção Petrobras de Jornalismo conta com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa e da Federação Nacional dos Jornalistas.
 
A jornalista Gabriela Garcia é uma das apoiadoras do Abril Laranja. – Foto: Marley Lima
 
POR FALAR NISSO…
 
# Nesta quinta-feira, 11, é Dia da Engenharia.
 
# Estão aniversariando nesta quinta-feira, 10: a Administradora e Advogada Albenice Pessoa Chagas, o delegado Dr. Luciano Pereira Silvestre, o juiz Rodrigo Bezerra Delgado e o empresário Kleber Filgueiras Guimarães.
 
# Será realizado nesta sexta-feira e sábado, 11 e 12 respectivamente, o 4º Festival Ingaarumã, na comunidade indígena do município de Pacaraima. Na programação: futebol masculino e feminino, torneio de dominó/pau de sebo, garota festival, corrida de tora/pega do porco, competição de damorida e apresentação parixara. Mais informações: (95) 99129-0103 I (95) 98411-8820.
 
# A partir desta quinta-feira, 10, até sábado, 12, o Parque de Exposição Olavo Brasil Filho será palco do XXXIII Festejo de Bonfim, reconhecido como patrimônio cultural imaterial do estado.
 
# Serão mais de 10 mil m² de estrutura, rodeio, shows nacionais como Magníficos, Marília Tavares e Raí Saia Rodada, além de provas, leilões, parque de diversões e muito mais.
 
# Vale a leitura e reflexão do artigo “Teremos aptidão suficiente para salvar a espécie humana?”, da advogada Vera Lúcia Fonseca. Acesse o site.
 
Registro do professor da Universidade Federal de Pelotas, Antônio Maurício Medeiros Alves, que ministrou a palestra “Projeto Pedagógico e o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem na Universidade”, na quarta-feira, 9, na UFRR. – Foto: Divulgação
 
VIRALIZAR
 
• Durante visita à ALE-RR, na manhã de terça-feira, 8, o bispo Dom Evaristo Spengler entregou aos deputados estaduais uma carta de sensibilização sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2025.
***
• Neste ano, o tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”, tendo como lema “Deus viu que tudo era bom”. A ideia é somar forças com os representantes do povo a fim de promover ações que protejam o planeta.
***
• Conforme explicou o bispo, o tema está em conformidade com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP 30 que, em 2025, ocorrerá no estado do Pará. Assim como a celebração dos 800 anos do Cântico das Criaturas feito por São Francisco de Assis, que tratava todas as coisas como irmãos e irmãs da humanidade. O bispo acrescentou que, diferentemente do início dos tempos, o planeta hoje está no limite e logo não haverá condições de vida na Terra.
 
FLOPAR
 
• O governador de Roraima, Antonio Denarium, exonerou em duas canetadas na terça-feira, 8, do cargo de Controlador-Geral do Estado de Roraima, Regys Odlare Lima de Freitas e a pedido, do cargo de Presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), Dilma Lindalva Pereira da Costa.
***
• Uma ação de improbidade administrativa do Ministério Público do Estado pediria o afastamento da então presidente do Iteraima, protocolada na última sexta-feira, 4. Dilma Costa ainda é investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, sobre grilagem de terras no sul do estado.
***
• No mesmo dia, 8, Regys Freitas, foi exonerado do cargo de controlador-geral do estado após a operação Cisne Negro da Polícia Federal cumprir mandados de buscas e apreensão na casa dele por suspeita de desvios de R$ 100 milhões em licitações na UERR. Ele era reitor da instituição quando ocorreu o esquema.
 
Nesta quinta-feira, 10, o professor Celso dos Santos Vasconcellos é quem ministra a palestra “Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula”, na UFRR. – Foto: Divulgação

Veja também

Topo