Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

Quem completou 98 anos na última quinta-feira, 18, foi a matriarca de tradicional família roraimense Nides Mota. – Foto: Acervo Pessoal

Oportunidades

• A Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed-RR) abriu processo seletivo simplificado para contratação de assistente administrativo, professor formador, professor formador de línguas indígenas e professor formador e formação de cadastro de reserva, no Programa Estadual Criança Alfabetizada. O contratado desenvolverá suas atividades no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr).
***
• O processo seletivo simplificado terá a vigência até 30/12/2024, podendo ser aditivado se houver alteração do calendário escolar, para atender a conclusão do ano letivo.
***
• As publicações de todos os atos referentes ao certame estão disponíveis no DOE-RR, do dia 17 de abril e no mural do CEFORR. As inscrições deverão ser realizadas no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação, situado na Av. Presidente Castelo Branco, 668 – bairro Calungá, na sala da Direção, nos horários de 8h às 11:30h e das 14h às 17h30, no período de 22 a 24/04/2024.

Artes

• A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fetec, realiza a seleção de artistas LGBTQIAP+ roraimenses para o evento “VOZES E FACE DO ORRGULHO”, que ocorrerá no dia 29/06, às 17h, no Estúdio Parixara. As inscrições deverão ser feitas no período de 06 a 26 de abril, através de formulário online por meio deste link.
***
• Serão selecionados 7 artistas, cada um receberá um cachê módico para fazer parte do elenco do festival. O evento será aberto à comunidade e terá entrada franca.
***
• Também haverá uma segunda modalidade de inscrição: serão selecionados 3 empreendimentos de pessoas LGBTQIAP+ que quiserem comercializar seus produtos durante o festival, seja gastronomia, artesanato ou roupas e acessórios; que não receberão cachê, mas poderão comercializar seus produtos no evento gratuitamente, sem pagamento de taxa.

Povos indígenas

• O Colégio de Aplicação da UFRR realizará entre os dias 22 e 26 de abril, a “Semana dos Povos Indígenas: Eu me vejo em você”. O evento é aberto ao público e ocorrerá nas dependências do colégio.
***
• O objetivo da semana é “promover ações interdisciplinares relacionadas à produção de conhecimentos a partir das culturas de povos indígenas”.
***
• A semana também marcará o lançamento da primeira edição do projeto de extensão do CAp, também intitulado ‘Semana dos Povos Indígenas: Eu me vejo em você’, sob coordenação do professor Luciano Gabriel Endalécio. Outras informações pelo instagram do Colégio de Aplicação: @cap_ufrr ou pelo telefone (95) 981130446.

Curso

• No período de 22 de abril a 3 de maio, o Campus Avançado Bonfim do IFRR receberá inscrições em cinco cursos de formação inicial e continuada de 160 horas. Elas devem ser feitas presencialmente, das 8h às 16h, na própria unidade, localizada na Avenida Tuxaua de Faria, s/nº, bairro 13 de Maio, na sede daquele município.
***
• São ofertadas 20 vagas para o curso Português e Cultura Brasileira para Estrangeiros; 30 para Operador de Microcomputador; e 50 para cada um dos outros cursos: Assistente Financeiro, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual. O preenchimento das vagas ocorrerá por ordem de chegada.
***
• Os cursos FIC ocorrerão na modalidade presencial, duas vezes por semana. Eles vão proporcionar conhecimentos sistemáticos para subsidiar as pessoas participantes com habilidades e conhecimentos necessários para o desempenho de determinadas funções ou ocupações de forma eficaz. Com exceção do curso Português e Cultura Brasileira para Estrangeiros, que ocorrerá no turno vespertino, os demais terão aulas à noite.

Visita técnica

• O Ministério Público de Contas de Roraima e a Controladoria Geral da União em Roraima realizaram visita técnica na manhã do dia 17 de abril, para averiguar a qualidade do asfalto em trecho urbano da RR-205, em Boa Vista.
***
• A inspeção foi coordenada pela equipe do Laboratório de Engenharia do MPC/RR, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
***
• A ação contou com a participação do Procurador-Geral de Contas, Paulo Sousa, do Superintendente da CGU em Roraima, Max Túlio, do professor Rafael Cerqueira da UnB, do presidente do Laboratório de Engenharia do MPC/RR, Sidney Minholi, estudantes da Universidade de Brasília e demais servidores do MPC/RR.
***
• As informações levantadas pelo Laboratório de Engenharia vão servir para prestar esclarecimentos para ambas as instituições, com o objetivo de analisar quais as características e especificações, para tentar simplificar a compreensão do processo. Assim, ter acesso às informações de como é que a obra está sendo realizada no Estado.

TEA

• O IFRR, por meio do Campus de Boa Vista, promove uma capacitação a ser realizada no dia 25 de abril (quinta-feira), no auditório do CBV, e contará com palestra de abertura; estudo teórico sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA); estudo teórico e prático sobre os testes e protocolos de avaliação dos desenvolvimentos motor de escolar; e demonstrações de atividades práticas e lúdicas voltadas para os estudantes com TEA no ambiente familiar.
***
• Os interessados em participar da capacitação devem fazer a inscrição por meio deste link. As inscrições seguirão abertas até o dia do evento.

Línguas

• A Uerr abriu processo seletivo para candidatos interessados em cursar a Especialização em Ensino de Línguas a partir do mês de agosto.
***
• As inscrições ficarão abertas de 22 de abril a 3 de maio pela página da Comissão Permanente de Concursos e Vestibular, menu Seletivo. Não será cobrada taxa de inscrição.
***
• O curso de pós-graduação é direcionado a graduados em Letras. Candidatos estrangeiros deverão apresentar no ato da inscrição cópia do diploma de graduação e histórico escolar completo com tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil. São oferecidas 30 vagas, sendo 20 para ampla concorrência; 5 para candidatos autodeclarados negros e pardos; e 5 para candidatos autodeclarados indígenas.
***
• Os candidatos que tiverem dúvidas sobre as etapas do processo seletivo deverão entrar em contato com a CPCV/Uerr em dias úteis, das 8h às 14h, pelo telefone (95) 21210931 ou e-mail cpc@uerr.edu.br. Ou ainda, presencialmente, no prédio da Reitoria (Rua Sete de Setembro, 231, bairro Canarinho).

Site oficial

• Axl Rose inaugurou semana passada, o primeiro site oficial dedicado a si mesmo, deixando os fãs esperançosos por novidades além do Guns N’ Roses.
***
• Logo na primeira página, hospedada neste endereço eletrônico, vemos três fotos do vocalista. O site também conta com uma seção breve de biografia acrescentando informações sobre seu nome verdadeiro, William Bruce Rose Jr., data de nascimento e o lançamento de seu primeiro álbum de estreia com o GNR, “Appetite For Destruction”.
***
• Ainda não há informações sobre Axl Rose estar trabalhando em algum novo projeto.

Gênero

• O parlamento sueco aprovou no dia 17 de abril, uma lei que reduz de 18 para 16 anos a idade necessária para que as pessoas possam mudar legalmente de gênero.
***
• Os jovens com menos de 18 anos precisam da aprovação de um tutor, de um médico e do Conselho Nacional de Saúde e Bem-Estar.
***
• No entanto, deixará de ser necessário um diagnóstico de disforia de gênero – definido pelos profissionais de saúde como um sofrimento psicológico sentido por aqueles cuja expressão não corresponde à sua identidade. A votação registrou 234 votos a favor, 94 contra e 21 ausentes.

A enfermeira Débora Crys ladeada pelo vice-prefeito e secretário de saúde de Pacaraima, Simeão Peixoto, e a secretária de assistência social, Antônia Ferreira de Sousa, na “1ª Corrida/Caminhada de Combate ao Sedentarismo”, na tarde de domingo, 21. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Na terça-feira, 23, é Dia de São Jorge, Dia Mundial do Escoteiro, Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, Dia Nacional da Educação de Surdos e Dia Nacional do Choro. Também, há 10 anos entrou em vigor a Lei nº 12.965/2014 – Lei do Marco Civil da Internet no Brasil.

# De aniversário nesta terça-feira, a defensora pública Lenir Rodrigues, o Dr. Sérgio Mateus, o juiz Luís Alberto de Morais Junior e Graceany da Silva Bezerra.

# A Uerr anunciou no Dia dos Povos Indígenas, 19, a constituição da Comissão de Educação Escolar Indígena e a nomeação do Coordenador Geral do Centro de Apoio Acadêmico aos Povos Indígenas, Prof. Dr. Serguei Camargo, ambos relacionados ao Programa Institucional de Implantação do Centro de Apoio Acadêmico aos Povos Indígenas, respondendo à necessidade de programas educacionais que atendam às demandas dos professores e das comunidades indígenas de Roraima.

# Nesta terça-feira, 23, às 18h30, acontece o Ciclo de Debates “Café com Caxiri”, onde será discutida a obra Meditação: Serenidade Emocional para Tempos Difíceis, do Professor Doutor Rafael Parente, que pode ser baixada pelo site e o romance Assassinato no Monte Roraima, do Professor Doutor Edgard Zanette, num bate-papo descontraído, tendo como público alvo a população em geral. A transmissão será por meio deste link.

De aniversário nesta terça-feira, 23, o vereador de Pacaraima Tertuliano Alves da Paixão, o Teco. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

Na última sexta-feira, 19, data em que se celebrou o Dia dos Povos Indígenas, Alok escolheu a data para lançar o álbum “O Futuro é Ancestral”, que integra a música e os conhecimentos ancestrais das comunidades indígenas com as batidas do DJ.

O artista da música eletrônica é também defensor das lutas dos povos originários e tem dado visibilidade a figuras indígenas nas redes sociais. Ele recebeu um prêmio no Festival de Cannes, na França, por sua atuação nesse campo.

Para dar nome ao novo projeto musical, Alok escolheu o título do último livro de Ailton Krenak, pensador, primeiro indígena a ingressar na Academia Brasileira de Letras e conselheiro do DJ. Em coletiva de imprensa, ele falou sobre o novo álbum e sua relação com os povos indígenas.

FLOPAR

O imbróglio que está rolando no município do Uiramutã por causa de uma barreira montada pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), dizem que está causando um enorme prejuízo aos comerciantes daquela localidade.

Segundo fontes, a ação é inconstitucional e tumultuam as vendas que são feitas para a Guiana, pois é para lá que vai a maioria das mercadorias vendidas nos comércios daquela localidade.

O fato é que os comerciantes estão até demitindo funcionários e até o presente momento nenhuma solução foi apresentada.

Com colaboração de Esteban Fredericks.

Veja também

Topo