Stélio Dener propõe projeto de lei para a criação da rota turística Boa Vista-Serra do Tepequém

Iniciativa do parlamentar poderá beneficiar a região em priorização de políticas públicas voltadas ao turismo. – Foto: Ascom Parlamentar

O deputado federal Defensor Stélio Dener (Republicanos/RR) apresentou na última quinta-feira, 31, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 4.215, de 2024, que visa a criação da Rota Turística Boa Vista-Serra do Tepequém, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de atividades do turismo rural, de aventura e de natureza nos municípios de Boa Vista e Amajarí.

Conforme explicou o parlamentar, a implantação de uma Rota Turística cumpre um papel duplo. Por um lado, cria uma marca turística própria da região citada, sintetizando o conjunto de atrativos comuns aos municípios participantes. De outra parte, identifica a região como uma entidade turística capacitando-a, portanto a se beneficiar de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da atividade do turismo.

“A nossa sugestão por essa Rota Turística como denominada, deve-se aos atrativos de toda a região entre Boa Vista até a Serra do Tepequém. Através da BR-174 acessamos balneários, igarapés, as lagoas do PA Nova Amazôia, o rio Uraricoera e, até o entroncamento da RR-203 e a subida ao Tepequém, é possível admirar várias belezas do lavrado roraimense, que se destaca como característica natural única do nosso Estado. E o Tepequém, atualmente, é o principal destino turístico de Roraima, com suas cachoeiras, lagoas, o platô, as grutas e os mistérios que envolvem aquela região.”, justificou o deputado.

Stélio Dener lembrou que toda a região entre Boa Vista e a Serra do Tepequém, se destaca também pelos festejos e eventos esportivos, citando atividades como ciclismo ecológico, corridas, trekking, trilhas de moto e automóvel 4×4 e os festejos de vaquejada do Km 100 da BR-174 e da sede do município de Amajarí.

O deputado ressaltou que Roraima e essa região da Rota Turística objeto do Projeto de Lei, em específico, vem recebendo visitantes de outros estados e até de fora do país, nos últimos anos, para uma nova vertente do turismo, cada vez mais presente e importante para a preservação da natureza, que envolve a observação de aves diurnas e noturnas e também de orquídeas, árvores, animais e insetos.

“Este Projeto é parte da nossa luta contínua por valorizar a cultura regional e também a divulgação das belezas e potenciais de Roraima. Defendemos também a difusão da consciência ambiental e buscamos o desenvolvimento sustentável, proporcionando a geração de empregos e oportunidades de empreendedorismo em nosso Estado. Temos certeza de que a implementação desta proposta em muito contribuirá para prosperidade e fortalecimento das localidades citadas e de todo o Estado de Roraima”, concluiu Stélio Dener.

Veja também

Topo