Tiro com Arco: Jogos Escolares de Roraima começam em abril com nova modalidade nas competições

As inscrições das instituições de ensino ocorrem entre os dias 18 a 24 de março no sistema oficial do evento. – Fotos: Ascom/Seed

Os JERs (Jogos Escolares de Roraima) estão na 51ª edição, e a novidade é inserção da nova modalidade tiro com arco nas competições. O IDR (Instituto de Desporto de Roraima) publicou o regulamento com todas as regras do evento, que neste ano tem início no mês de abril e seleciona alunos-atletas de diversas modalidades para jogos a nível nacional.

Prometendo agitar o cenário esportivo de Roraima, os JERs têm o objetivo de incentivar a prática esportiva nas instituições de ensino públicas e privadas, bem como mobilizar a juventude estudantil. Realizado pelo Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e do IDR, o evento conta com a colaboração de entidades públicas e privadas.

“Desde 2019, o Governo de Roraima tem feito muito pelo desporto escolar. Conseguimos aumentar consideravelmente o número de atletas inscritos, a exemplo de 2023, que tivemos mais de 6 mil participantes. É um trabalho gratificante”, disse o diretor do IDR, Dinaildo Barreto.

Regulamento geral

O Regulamento dos JERs destaca a seleção de equipes e atletas para representar o Estado nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) e JEJs (Jogos Escolares da Juventude, que, neste ano, acontecerão em Recife (PE) e João Pessoa (PB), respectivamente, nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Tiro com arco é a novidade da 51ª edição

As modalidades, tradicionalmente, serão disputadas de forma individual e coletiva. Dentre elas se destacam o atletismo, o badminton, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling, xadrez, basquete, futsal, handebol, voleibol e futebol.

A modalidade de Tiro com arco foi inserida nestes JERs e a comissão organizadora está preparando todos os detalhes para ser uma competição inesquecível tanto para quem compete, quanto para os espectadores.

“Tiro com arco é uma modalidade olímpica. Por ser uma novidade no JERs, pode ser que o número de inscritos não seja tão grande, mas é um incentivo para o esporte estudantil”, acrescentou Barreto.

Os campeões das modalidades coletivas não conquistam automaticamente vagas para os eventos nacionais. Serão adotados critérios de seleção estadual. A seleção dos alunos-atletas mais destacados será baseada no desempenho durante o evento considerando habilidades técnicas, conduta esportiva e espírito de equipe.

Inscrições e premiações

As inscrições das instituições de ensino ocorrem entre os dias 18 a 24 de março no sistema oficial do evento. Em 2024, o Sistema de Inscrição será novamente utilizado para que todos possam fazer a inscrição de sua escola de forma mais célere e desburocratizada.

Cada escola terá um acesso sob a responsabilidade do gestor escolar. Por isso é necessário preencher o questionário para criar o acesso no sistema. O questionário deve ser preenchido até o dia 10 de março.

Serão concedidas premiações, como troféus e medalhas para as equipes e alunos-atletas classificados em 1º, 2º e 3º lugares.

Os JERs começam no mês de abril

De acordo com o regulamento, as competições iniciam no dia 19 de abril, com a Etapa Classificatória da Capital. As provas são realizadas em fases classificatórias em Boa Vista e regiões, distribuídas em diferentes municípios.

A Fase Final também será em Boa Vista, prevista para a abertura no dia 19 de julho.

Confira o calendário:

Etapa Capital: 19 a 23 de abril;

Regional I (São João da Baliza): 1º a 06 de maio;

Etapa de Lutas: 11 e 12 de maio;

Regional II (Bonfim): 24 a 29 de maio;

Regional III (Iracema): 7 a 11 de junho;

Regional IV (Alto Alegre): 15 a 19 de junho;

Etapa de Atletismo: 28 de junho a 02 de julho;

Fase Final (Boa Vista): 19 a 28 de julho.

Layse Menezes

 

 

Veja também

Topo