Transportadores de animais precisam fazer o cadastro do veículo na Aderr

O Núcleo de Transporte e Aglomeração tem realizado ações nas rodovias e vicinais do Estado. – Fotos: Ascom/Aderr

A movimentação de animais exige atenção das normas sanitárias por parte dos proprietários de caminhões e também pelos produtores rurais com seus próprios caminhões, pois o transporte irregular pode espalhar doenças e trazer danos para a economia de Roraima.

O transporte de animais precisa ser regularizado na Aderr (Agência de Defesa Agropecuária) para facilitar o rastreamento de veículos em caso de risco sanitário. Proprietários de caminhões podem fazer acessando o site do Sigaderr (Sistema de Gestão Agropecuária da Aderr), na página inicial do sistema, ou indo diretamente nas Unidades de Defesa Agropecuária e escritórios da Agência.

A fiscalização, que é feita pelo NFTA (Núcleo de Transporte e Aglomeração), tem realizado ações nas rodovias e vicinais do Estado com objetivo de controlar esse trânsito, a fim de evitar que o deslocamento de animais doentes, de uma propriedade para outra, possa causar danos a sanidade dos rebanhos de Roraima.

Para que a regularização seja feita, a Aderr tem orientado os caminhoneiros e produtores rurais proprietários de caminhões, para providenciarem a documentação, evitando assim problemas no transporte de animais. No momento, segundo informou Pamela Nascimento, chefe do NFTA, estão sendo feitas notificações de advertência.

“Durante a 43ª Campanha de vacinação contra Febre Aftosa, que começa no dia 1º e vai até o dia 30 de abril, muitos produtores que possuem caminhões podem ir nas UDAS ou acessar o Sigaderr para realizar o cadastro do veículo, para regularizar o transporte de animais. Essa ação é importante para as ações de controle sanitário da Aderr”, ressaltou Pamela.

Elias Venâncio

 

 

Veja também

Topo