
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está com inscrições abertas para os processos seletivos voltados para imigrantes (Programa de Acesso à Educação Superior da UFRR para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade) e pessoas com mais de 60 anos (Programa de Acesso de Pessoas Idosas à Educação Superior – UFRR mais 60). Somados os editais oferecem mais de 180 vagas e os interessados podem se inscrever até o próximo domingo, 30, por meio da página da Comissão Permanente de Vestibular (CPV/UFRR).
O “Programa de Acesso de Pessoas Idosas à Educação Superior – UFRR mais 60” oferta 68 vagas em 17 cursos de graduação. Conforme o edital, para participar do processo seletivo, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou equivalente e possuir idade igual ou maior que 60 anos até o último dia das inscrições. Quanto ao “Programa de Acesso à Educação Superior para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade” são ofertadas 117 vagas divididas em 19 cursos de graduação.
O candidato que desejar efetuar a inscrição em algum dos processos seletivos deverá acessar o site da CPV/UFRR. Na ocasião, candidato deverá realizar um cadastro on-line preenchendo todos os dados, contudo, se já possuir cadastro, basta proceder com a inscrição e responder o questionário socioeconômico disponível no sistema de inscrição.
A seleção no “Programa de Acesso à Educação Superior da UFRR para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade” é formada por análise do histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente, além da prova de redação em Língua Portuguesa. Já o “Programa de Acesso de Pessoas Idosas à Educação Superior – UFRR mais 60” fará análise do histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente.
Democratização do ensino superior
As vagas destinadas aos dois seletivos são aquelas remanescentes que ficaram ociosas após a conclusão de todos os outros processos seletivos da universidade, como o Sisu, Vestibular tradicional, Vestibular Indígena, Transferência e Reingresso.
Para a pró-reitora de Ensino e Graduação, Leuda Evangelista, o lançamento dos dois seletivos reforça o papel da UFRR como uma instituição inclusiva e comprometida com a democratização do ensino superior.
“O processo seletivo para migrantes e o UFRR mais 60 tem uma importância social e educacional significativa. Para as pessoas com 60 anos ou mais essa iniciativa possibilita a continuidade dos estudos, a atualização de conhecimentos e a participação ativa na sociedade, além de contribuir para o envelhecimento saudável. No caso dos migrantes, a iniciativa é fundamental para apoiar a integração social e profissional dessas pessoas que chegam ao Brasil em busca de novas oportunidades. A educação é uma ferramenta essencial para que possam reconstruir suas vidas, qualificar-se e contribuir para o desenvolvimento da comunidade, além disso a presença de estudantes de diferentes nacionalidades enriquece o ambiente acadêmico promovendo o intercâmbio cultural e a diversidade dentro da universidade”, avalia Leuda.
O reitor da UFRR, professor Geraldo Ticianeli, também destaca a importância das seleções abertas pela instituição e reforça a capacidade que tais ações tem de transformar a sociedade. “A Universidade Federal de Roraima reafirma seu compromisso com a inclusão e o acesso ao ensino superior, fortalecendo oportunidades para imigrantes e pessoas com 60 anos ou mais. Nosso objetivo é promover a diversidade e o conhecimento, garantindo que todos tenham a chance de transformar suas vidas por meio da educação”, explica Ticianeli.
Informações sobre os processos seletivos podem ser obtidas com a CPV/UFRR por meio do (95) 98113-0545 e cpv@ufrr.br . Ressalta-se aos candidatos que todos os documentos referentes à seleção serão postados prioritariamente no portal da CPV/UFRR.