Promover a sensibilização sobre o uso consciente, estimular o reaproveitamento e evitar o desperdício de água são os principais objetivos do projeto “Uso e Reuso de Água na Escola. Quem Paga a Conta?”.
Nesta quarta-feira, 21, as escolas que se destacaram no projeto foram reconhecidas durante um evento e receberam homenagens. Esta já é a terceira etapa do projeto, que envolveu diretamente 24 escolas estaduais e 14.862 estudantes. A ação é desenvolvida pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) em parceria com a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).
“Esse é um projeto muito importante dentro do contexto escolar e está inserido no currículo, pois além de alertar sobre questões ambientais, professores de diversos componentes curriculares conseguem trabalhar conteúdos envolvendo, por exemplo, Matemática, Geografia, Química, entre outros”, destacou a secretária adjunta de Gestão da Educação Básica da Seed, Raimunda Rodrigues.
Entre as instituições de ensino participantes, destacaram-se as escolas estaduais Ulysses Guimarães, Fagundes Varela e o Colégio Estadual Militarizado Irmã Maria Teresa Parodi, que receberam troféus como premiação. Durante o projeto, a Escola Ulysses Guimarães, por exemplo, conseguiu reduzir o valor da conta de água de R$ 1.150,51 para R$ 389,61, uma redução de mais de 33%.
As iniciativas das escolas para reutilização da água em ações como limpeza da instituição ou cuidados com as plantas têm gerado resultados tangíveis, refletindo também na redução das contas de água e na mudança de comportamento dos alunos.
“A escola estadual Fagundes Varela teve uma aceitação muito positiva quanto a esse projeto, principalmente no que se refere ao reuso da água. Eles se empenharam em verificar se havia canos quebrados ou torneiras pingando. Foi um esforço coletivo de toda a comunidade escolar”, relatou a professora e gestora da Escola Fagundes Varela, Sinésia Pereira.
O Projeto
Promovido pelo Governo de Roraima, por meio da Seed, em parceria com a Caer, o projeto tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do uso responsável da água e promover práticas de reutilização desse recurso vital.
Coordenado pela Divisão de Educação Ambiental do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais da Seed, o projeto já alcançou 54 escolas da capital e mais de 40 mil estudantes nas três etapas realizadas.
“A reutilização da água deve ser levada muito a sério, especialmente porque passamos por um período de estiagem muito longo no ano passado, e o verão está chegando. É essencial que nossos alunos levem essas informações para suas casas e famílias”, explicou a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Seed e coordenadora do projeto, Naiva Pereira Lima.
As lições do projeto foram bem recebidas pelos estudantes, como destaca Rebeca Cristina, da Escola Estadual Lobo D’Almada: “Eu acho o projeto muito bom e essencial na escola. O que mais marcou foi o envolvimento dos alunos, todo mundo fazendo de tudo para baixar a conta de água, revendo o que era necessário. O projeto tem sido fundamental na vida dos estudantes e tem sensibilizado bastante. E não trabalhamos só com a água, mas também com as plantas e o meio ambiente, para manter eles saudáveis”, disse Rebeca.