O São João no Parque Anauá começou nesta segunda-feira, 22, e quem prestigiar o evento vai encontrar as mais diferentes manifestações culturais. Desde crianças de colo até o público da melhor idade, o que não vai faltar é diversão, graças aos mais de 60 artistas locais que encantarão a todos os presentes.
Uma dessas artistas é a cantora Vanda Guedes. Com sete anos de estrada, a artista já se apresentou em várias edições do evento e, em cada uma delas, encantou o público com muitos sucessos do forró e do sertanejo. Logo no primeiro dia do São João, a cantora ganhou um grande destaque junto ao público, já que fez o pré-show de JM Puxado, primeira atração nacional do evento.
“Quero agradecer pela oportunidade, porque o Governo está sempre abrindo portas para que a gente possa estar trabalhando, trazendo nosso trabalho artístico musical. Hoje, apresentei meus projetos autorais e levei um show bem especial para o público. Conheço o trabalho do JM e é sempre uma honra fazer esse pré-show. Normalmente, a gente sempre faz e ter essa responsabilidade hoje é bem diferente”, avaliou.
O grupo Criart Teatral é presença garantida em todas as edições do São João e em outros eventos do Governo de Roraima. Com cerca de 23 anos de trabalho, a trupe roraimense vem encantando o público com apresentações para crianças e adultos em teatros e eventos temáticos.
Integrante da companhia, a atriz Jayne Cardoso destacou que o grupo tem uma relação com Roraima e os roraimenses, trazendo alegria para as crianças e os adultos e garantindo momentos mágicos para toda a família roraimense.
“Ter espaços culturais é muito importante para valorizar os artistas locais e o grupo Criart Teatral está sempre presente nos eventos do Estado, trazendo esse acolhimento para a população. A gente sempre gosta muito desses espaços porque a gente pode apresentar a nossa arte e fazer um pouquinho do que a gente gosta”, disse a atriz.
Valorização da classe artística é pauta permanente do Governo de Roraima
Os artistas locais são os protagonistas dos principais eventos organizados pelo Governo de Roraima e a valorização dos fazedores de arte é trabalhada para que os artistas sejam fortemente prestigiados e levem espetáculos únicos ao público, conforme ressaltou o governador Antonio Denarium.
“O nosso trabalho de valorização da cultura local não para e, em todos os eventos realizados pelo Governo do Estado, seja com som, com espaço, ou demais itens, estamos oferecendo todo o suporte necessário em todos os eventos realizados ou apoiados pelo Executivo, para espetáculos que encantem o público”, frisou Denarium.
O diretor de Promoção Cultural da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Quequel dos Prazeres, reforçou o respeito da gestão com os fazedores locais de cultura. Isso garantiu mais de 70 artistas roraimenses, dos segmentos musical e teatral, encantando o público durante os seis dias de São João no Parque Anauá.
“Sobre os palcos para as atrações musicais, nós somos o maior São João da região Norte. Então o maior São João não pode ter só um palco. Nós criamos os palcos São João e Anarriê, que é o palco de recepção, onde vai recepcionar toda a família roraimense. Sobre as atrações teatrais, é muito legal a participação dos grupos teatrais e dos nossos artistas de circo durante os dias de evento, pois eles vão recepcionar o público, interagir, fazer dinâmicas criativas, na entrada, na igreja, vão fazer aquela brincadeira bacana”, afirmou.