Vereador propõe transporte público gratuito aos domingos em Boa Vista

Proposta de Manoel Neves também vai beneficiar o comércio local, incentivando a circulação de pessoas em feiras, eventos e estabelecimentos comerciais. – Foto: Ascom Parlamentar

O vereador Manoel Neves (Republicanos) apresentou uma indicação, na Câmara de Boa Vista, para que a Prefeitura Municipal encaminhe projeto de lei que institua a gratuidade do transporte público na capital aos domingos. A proposta tem como objetivo, conforme o parlamentar, “promover a inclusão social e ampliar o acesso a atividades de lazer, cultura e serviços essenciais para a população”.

Segundo ele, muitas famílias enfrentam dificuldades financeiras e a isenção da tarifa aos domingos permitiria que todos, independentemente da situação econômica, aproveitassem melhor seu tempo livre ampliando as possibilidades de lazer em aparelhos públicos de milhares de famílias. “A medida tem potencial para transformar o dia a dia dos cidadãos e estimular a participação em atividades que, muitas vezes, ficam inacessíveis devido ao custo da passagem”, destacou Manoel Neves.

A proposta também vai beneficiar o comércio local, incentivando a circulação de pessoas em feiras, eventos e estabelecimentos comerciais aos finais de semana, o que pode fortalecer a economia de Boa Vista. “O transporte gratuito aos domingos não é apenas uma medida social, mas também econômica, pois promove maior movimento em diferentes setores da cidade”, acrescentou o parlamentar.

Manoel Neves lembrou que outras capitais brasileiras já adotaram essa iniciativa, como São Paulo, que implementou a gratuidade aos domingos em dezembro de 2023, Maceió, onde a medida também já está em vigor, e Florianópolis que implementou a tarifa zero no último domingo do mês. “A experiência dessas cidades demonstra que a ideia é viável e traz benefícios concretos à população”, ressaltou.

Ele informou que a indicação será encaminhada para análise da Prefeitura de Boa Vista, “com a expectativa de que o projeto seja apreciado e aprovado o mais breve possível”.

Alexsandra Sampaio

Veja também

Topo