1º Encontro de Papoterapia reúne cerda de 180 pessoas na ALE-RR

Evento foi idealizado por um grupo de acadêmicos do curso de psicologia da Faculdade Cathedral em parceria com o deputado Eder Lourinho. – Fotos: Ascom Parlamentar

Com a presença de 180 alunos e professores de dez escolas públicas estaduais, o 1º Encontro de Papoterapia, cujo o tema foi “Drogadição: o impacto dos transtornos mentais na escola e na família”, realizado sexta-feira, 26, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (ALE-RR), superou as expectativas, segundo os seus organizadores. O evento foi idealizado por um grupo de acadêmicos do curso de psicologia da Faculdade Cathedral, em parceria com o deputado Eder Lourinho (PSD).

Estiveram presentes na banca das discussões temáticas a professora e psicóloga Adriana do Vale – assessora acadêmica geral da Faculdade Cathedral; psicopedagoga Mariana Oliveira – diretora do Instituto Abaeté; Marcela Oliveira e Marcilene da Trindade – do Conselho Tutelar (TR1); deputado Eder Lourinho; e os representantes dos grupos Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.

De acordo com Leandro Castro, acadêmico de psicologia, o objetivo foi conscientizar os estudantes das escolas públicas sobre a prevenção do uso de drogas e oferecer oportunidade para os acadêmicos de psicologia conhecer mais sobre os transtornos mentais. Paulo Gomes, também estudante de psicologia, ressaltou a importância do evento, dado o uso de álcool e outras drogas em excesso com impacto direto nas escolas nos últimos anos, causando problemas para a saúde pública.

Após a apresentação dos convidados, os estudantes passaram a fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema. Entre as abordagens, a preocupação do avanço das drogas nas escolas e as doenças psicológicas. O evento foi um bate-papo descontraído entre convidados e estudantes tirando dúvidas, com orientação sobre os males causados pelas drogas e transtornos mentais nos jovens e seus familiares.

Foram abordados assuntos como: qual o papel do Conselho Tutelar e como trabalha em relação as escolas; as drogas lícitas são portas de entrada para drogas ilícitas; como e a quem pedir ajudar sobre os casos de drogas e alcoolismo; os primeiros sinais de que um jovem está usando droga; jogos eletrônicos também viciam; como agir com umapessoa envolvida com alcoolismo e droga, entre outros.

Francisco Paes

 

Veja também

Topo