TJRR participa da primeira Semana Nacional dos Juizados Especiais Cíveis

Tribunais e conselhos estarão voltados a explorar soluções, com a participação das pessoas envolvidas, nas unidades judiciárias e administrativas. – Fotos: Nucri/TJRR

Será realizada de 03 a 07 de junho, a primeira edição da Semana Nacional dos Juizados Especiais Cíveis. Este evento tem como principal objetivo o aprimoramento da prestação jurisdicional na esfera do Sistema dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Roraima. Os trabalhos são conduzidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A programação foi planejada com ações direcionadas para melhorar a eficiência e a acessibilidade do sistema judicial. Entre as atividades programadas estão palestras, implantação de selos de reconhecimento, lançamento de mandados em linguagem simples e um mutirão de conciliação na Sexta Amistosa.

O juiz coordenador dos Juizados Especiais Cíveis do TJRR, Air Marin, lidera a iniciativa que visa fortalecer a atuação judiciário junto a sociedade.

“É importante a Semana Nacional. Os Juizados Especiais para a sociedade é um mecanismo de resolução fácil dos problemas. Causas que envolvam custos de até 20 salários mínimos não precisam de advogado, é resolução fácil de questões mais simples, do dia a dia, como aviação, contratos bancários, contratos de prestações de serviço em geral, e durante esses dias, estaremos fazendo o reforço dessas ações”, destacou o magistrado.

Detalhes sobre a Semana

A Semana Nacional dos Juizados Especiais Cíveis é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O foco do evento é o aprimoramento da prestação jurisdicional na esfera do Sistema dos Juizados Especiais.

Durante a semana, tribunais e conselhos estarão voltados a explorar soluções, com a participação das pessoas envolvidas, nas unidades judiciárias e administrativas, aprofundando o diálogo com atores dos juizados especiais, grandes litigantes e a sociedade civil.

A intenção é impulsionar a ampla participação e cooperação de juízes e juízas, servidores, conciliadores e de outros colaboradores dos juizados especiais. As atuações compreendem o incentivo à gestão da inovação para busca do aperfeiçoamento dos modelos organizacionais; o desenho e melhoria dos fluxos de processos de trabalho, a gestão e análise de dados, a melhor comunicação com utilização de técnicas que incluem o uso de vídeos e infográficos explicativos e linguagem simples, entre outros.

Confira abaixo a programação completa:

3 de Junho: Segunda-feira

– Início da Semana Nacional com Implantação da aternação por áudio/vídeo

4 de Junho: Terça- eira

– Implantação do selo Empresa Amiga da Justiça

5 de Junho: Quarta-feira

– Implantação de mandados em Linguagem Simples nos Juizados Especiais

6 de Junho: Quinta-feira

– Palestra “Sistema dos Juizados Especiais: Convergências e Divergências com a Justiça Tradicional” com o desembargador Erick Linhares – Local OAB às 19h.

7 de Junho: Sexta-feira

– “Pergunte ao Juiz” com o juiz do 2° Juizado Especial Cível, Air Marin Júnior, e a juiza do 3° Juizado Especial Cível, Bruna Guimarães – das 8h às 14h

– Sexta Amistosa

– Encerramento da Semana Nacional dos Juizados Especiais em Roraima

 

Topo