Criminosos furtam equipamentos elétricos do sistema de abastecimento do bairro Jóquei Clube e deixam moradores sem água

Foram furtados 50 metros de cabo flexível de 50 mm; 10 metros de cabo de 3×10 mm; quadro de comando para 7,5 CV; medidor de energia trifásico, disjuntor trifásico de 200A industrial. – Fotos: Ascom/Caer

A ação de criminosos que agiram na madrugada desta segunda-feira, 30, causou um prejuízo de mais de R$ 20 mil à Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), com o furto de todos os equipamentos elétricos do sistema responsável pelo funcionamento do poço artesiano, localizado na Avenida Jardim, no bairro Jóquei Clube, e afetou o abastecimento nas residências daquela região.

Uma equipe da Companhia foi designada em caráter de urgência para o local, no sentido de realizar a recomposição de todos os equipamentos, que inclui, 50 metros de cabo flexível de 50 mm; 10 metros de cabo de 3×10 mm; quadro de comando para 7,5 CV; medidor de energia trifásico, disjuntor trifásico de 200A industrial.

O presidente da Caer, James Serrador, explicou que, além da recomposição dos equipamentos, os técnicos instalarão refletores e câmeras de segurança no local para coibir e identificar os criminosos em eventual reincidência de ações como esta. Um boletim de Ocorrência também foi registrado junto à Polícia Civil que vai apurar o caso para responsabilizar os autores do crime.

A Companhia já adotou as medidas de segurança, os CRD’s (Centro de Reservação e Distribuição) de águas e as elevatórias de esgotos já possuem câmeras e sensores, mas nem isso tem impedido a atuação dos ladrões, pois os furtos continuam ocorrendo em vários pontos da cidade.

A empresa também instalou em todos os poços artesianos, cercas e portões, porém, nos quadros de energia não é possível instalar grade, por determinação da legislação da concessionária de energia.

Parceria

A Caer e a PCRR, por meio da DRCAP (Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública), possuem um acordo de cooperação técnica e administrativa para combater fraudes no desvio de água e rede de esgoto em todo o Estado, garantindo um combate mais efetivo no que se refere aos crimes contra o patrimônio da empresa.

Dessa maneira, nos casos de furtos de materiais e desvios de água, a Polícia Civil vai apurar a responsabilização das pessoas que furtam, bem como os receptadores desses itens que são bens públicos.

Andréia Melo

Veja também

Topo