
Nesta quinta-feira, 27, inicia-se o Seminário Local do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), uma das ações que compõem o 13º Fórum de Integração de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Roraima (Forint/IFRR).
A abertura do seminário será marcada pela palestra “Comitê de Ética em Pesquisa: garantia da integridade e da responsabilidade científica com os participantes da pesquisa”, às 14h, no auditório do Campus Boas Vista (sede do fórum). O debate abordará a relevância dos comitês de ética na proteção dos voluntários e na promoção de práticas científicas responsáveis. As inscrições seguem disponíveis neste link.
A programação desse dia prossegue com a mesa-redonda “Apresentação de Produtos Educacionais do Mestrado do ProfEPT”, das 18h30 às 20h30, na sala de teleconferência 2, localizada na biblioteca do CBV.
Na sexta-feira, 28, as atividades começam no período vespertino. Das 14h às 16h, está prevista a palestra “Produtos educacionais nos PPGs profissionais”; O diálogo será conduzido pela professora e pesquisadora Ivanise Rizzatti. Mais tarde, das 16h às 19h, será realizado o Seminário de Socialização das Disciplinas Eletivas.
Para a coordenadora local do ProfEPT no IFRR, professora Fabiana Letícia Sbaraini, o seminário colabora para a divulgação do mestrado profissional ofertado em Roraima. Segundo ela, debates relacionados à pesquisa científica também estarão no centro das discussões, fortalecendo a reflexão crítica sobre a produção de conhecimento.
Fabiana esclareceu ainda que o edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) 2026 deve ser publicado em breve. “Os interessados já podem iniciar a leitura da bibliografia indicada e acompanhar atentamente os comunicados da coordenação nacional do programa, sediada no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)”, disse.
O que é o ProfEPT?
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) é um programa nacional voltado à qualificação de servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do público em geral. Criado em 2016, o mestrado profissional está presente em todos os estados brasileiros, por meio de 40 instituições da Rede Federal. Seu propósito é incentivar tanto a produção científica quanto o desenvolvimento de produtos educacionais inovadores.
Em Roraima, a primeira turma ingressou em 2019. Desde então, o programa vem formando dezenas de profissionais e membros da comunidade externa. No IFRR, está associado ao Campus Boa Vista e o corpo docente é composto por professores doutores que atuam nos diferentes campi da instituição.

