Caer e Seed lançam segunda etapa de projeto ambiental do uso consciente de água nas escolas

Segunda etapa do projeto deve alcançar mais de 6 mil alunos. – Fotos: Ascom/Caer e Ascom/Seed

O Governo de Roraima, por meio da Caer (Companhia de água e Esgoto de Roraima) e da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), lançou na manhã desta terça-feira, 15, a segunda etapa do “Projeto Uso e Reuso da Água na Escola: Quem Paga a Conta?”, no auditório da empresa estadual.

Idealizado pela Seed, o “Quem Paga a Conta?” tem, até o momento, participação de 16 unidades estaduais de ensino, e já foi apresentado aos gestores e parceiros das escolas da rede pública no início do ano durante uma ação na Escola Estadual Lobo D’almada.

A diretora de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer, Elizângela Rodrigues, explicou que a empresa mantém ações de sensibilização para o bom uso da água potável nas escolas.

“A Caer como empresa fornecedora de água, busca apresentar dentro dos ambientes escolares a prática consciente do bom uso dos recursos hídricos, e da água potável, para consumo responsável, pois água é vida”, disse Elizângela.

A diretora da Divisão de Educação Ambiental e Temáticas da Seed, Naiva Pereira Lima, explicou que, em três meses de trabalho, a parceria rendeu bons resultados.

“Todas as escolas piloto conseguiram reduzir o consumo de água. Algumas reduziram até 80%, e isso nos incentivou a realizar a segunda etapa do projeto. As escolas que já implantaram continuam sendo monitoradas e as novas vão receber as mesmas orientações das do início”, disse.

A segunda etapa do projeto deve alcançar mais de 6 mil alunos, marcando um novo capítulo do compromisso das escolas em relação à sustentabilidade hídrica.

Desta vez, as atividades incluem palestras de orientação a temáticas ambientais, ministradas pela equipe do núcleo de meio ambiente da Caer. Além disso a equipe fará o monitoramento detalhado do consumo de água nas escolas e acompanhará os valores correspondentes das contas.

Escolas estaduais viram cases de sucesso em consciência ambiental

No mês de junho, as primeiras 16 escolas participantes, –que somaram quase 15 mil alunos participando ativamente do projeto–, apresentaram os resultados em um evento que aconteceu no Plenarinho da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima). As escolas diminuíram consideravelmente o valor da conta de água após adotarem estratégias do uso consciente pela comunidade escolar.

Dentre as unidades consideradas de grande porte, com mais de 2 mil alunos, o CEM (Colégio Estadual Militarizado) Professor Severino Gonçalves Gomes Cavalcante foi a que mais conseguiu economizar na conta de água, com uma diferença de mais de 82% da primeira para a última conta analisada no projeto. Em seguida foram as Escolas Estaduais Jesus Nazareno de Souza Cruz, Professora Raimunda Nonato Freitas da Silva, Dom José Nepote e Oswaldo Cruz.

Até aqui

A primeira etapa do “Quem Paga a Conta?”, aconteceu de 20 a 24 de março, quando as equipes gestoras de cada escola organizaram o projeto no âmbito das instituições de ensino. Como parceira, a Caer também realizou palestras educativas sobre o tema.

A segunda etapa foi na primeira quinzena de abril, quando haverá o acompanhamento da Diab (Divisão de Educação Ambiental) junto às escolas e entrega da conta de água do mês de março para observação do consumo.

A terceira etapa ocorreu na primeira quinzena de maio, com monitoramento da Diab e entrega da conta de água do mês de abril para observação do consumo.

A quarta e última etapa foi na segunda quinzena de maio, quando ocorreu o acompanhamento do consumo de água nas unidades de ensino, observação e verificação do consumo de todas as escolas envolvidas.

As escolas participantes são: Diva Alves de Lima, Gonçalves Dias, Ana Libória, Oswaldo Cruz, Monteiro Lobato, Dom José Nepote, Buriti, Vanda Pinto, Raimunda Nonato de Freitas, Coema Souto Maior Nogueira, Jesus Nazareno e os CEMs Carlo Casadio, Severino Cavalcante, Luiz Rittler de Lucena, Maria de Lourdes Neves e Fernando Grangeiro.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, por meio de uma resolução, em 21 de fevereiro de 1993, no intuito de fomentar ações e iniciativas de sensibilização da população sobre a importância da água, recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos.

E em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março, o NMA (Núcleo de Meio Ambiente) da Caer já vem realizando palestras em 16 escolas estaduais com o tema “O Uso Sustentável da Água”.

Andréia Melo e Layse Menezes

 

Veja também

Topo