Câmara derruba veto ao projeto de lei que assegura alimentação específica para crianças com autismo nas escolas

Projeto de autoria do vereador Ítalo Otávio foi feito após ouvir a demanda de pais de crianças com autismo. – Foto: Ascom Parlamentar

Vereadores derrubam nesta quarta-feira, 24, o veto da Prefeitura de Boa Vista ao projeto de lei 311/2022 que assegura a criança com autismo a levar o próprio lanche para a escola pública ou privada em Boa Vista, por conta de condições especiais ocasionadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O projeto é de autoria do vereador Ítalo Otávio (Republicanos) e foi feito após ouvir a demanda de pais de crianças com autismo. Para o parlamentar a questão sensorial é muito peculiar nessas crianças e muitas não se adaptam ao lanche padronizado ofertado nas escolas.

“Ontem o prefeito inaugurou o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista, o que é louvável, mas ao mesmo tempo vetou o projeto que beneficia todas as famílias com crianças autistas que estão na rede pública. Muitas dessas crianças têm o transtorno de processamento sensorial, a alimentação é interpretada com dificuldade, por isso precisam comer devagar e em pedaços pequenos. Algumas crianças não comem nada pastoso, caldos e frutas inteiras”.

O projeto do vereador Ítalo Otávio foi aprovado em 28/3, e também visa a participação dos nutricionistas e familiares das crianças na elaboração de dietas adequadas para as crianças.

Iniciativas como essa evitam comportamentos compulsivos no consumo diário, obesidade e distúrbios gastrointestinais e até traumas que possam ser ocasionados em uma criança com autismo que acaba se sentindo muito diferente dos demais.

 

Veja também

Topo