
Membros da Comissão de Tomada de Contas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) apresentaram pareceres favoráveis à prestação de contas de gestões do Governo do Estado, durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 4.
Após anunciar, em fevereiro deste ano, que iria analisar as contas do Executivo dos últimos 30 anos, a comissão apresentou os primeiros pareceres que estão em consonância com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR).
Foram apresentados os pareceres e aprovadas as contas dos anos 2004 (Flamarion Portela e Ottomar Pinto); 2005, 2007 (Ottomar Pinto); 2009, 2010, 2011, 2012 (Anchieta Júnior); e 2019, 2020 e 2023 (atual governador, Antonio Denarium).
Estiveram presentes na reunião o presidente da comissão, Renato Silva (Podemos), Neto Loureiro (PMB), Jorge Everton (União) e, de forma on-line, Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da ALERR e vice-presidente da comissão.

Conforme explicou o presidente da comissão, Renato Silva, embora a Assembleia Legislativa possa julgar e aprovar os relatórios de forma independente, os parlamentares optam por receber o parecer do TCE-RR e alinhar as decisões.
“Para fundamentar mais a nossa votação, nós sempre aguardamos o parecer prévio do Tribunal de Contas. O órgão manda o parecer técnico deles, nós fazemos o nosso e somamos as informações para definir o resultado”, informou.
O deputado também pontuou que, conforme o Tribunal de Contas apresente os relatórios dos demais anos, a comissão se reunirá para votar os pareceres. Faltam ser apresentados relatórios dos governos de Chico Rodrigues, Neudo e Suely Campos.
Comissão de Tomada de Contas
Cada membro da comissão ficou responsável por analisar as atividades entre um e dois governantes do estado, a partir de 1994, o que corresponde a 11 mandatos de 7 gestores dos últimos 30 anos.
Dessa forma, o deputado Soldado Sampaio vai analisar o governo de Flamarion Portela; os governos de Ottomar Pinto e Anchieta Júnior terão como relator o deputado Neto Loureiro (PMB); deputado Armando Neto (PL) será relator dos mandatos de Suely e Neudo Campos; e o deputado Jorge Everton (União) analisará os governos de Chico Rodrigues e Antonio Denarium (Progressistas).

Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

